top of page

CONSELHO BÍBLICO

Conexão - Informação e Formação para a Transformação

Ginger Plowman. Não me faça contar até três!

O olhar de uma mãe sobre a disciplina orientada para o coração

Resenha por Bianca Bonassi Ribeiro

De olho no coração!

Escrito por Ginger Plowman, e publicado no Brasil pela Editora Fiel, Não me faça contar até três! é um livro introdutório para as mães que desejam criar filhos que honrem a Deus e a seus pais. O propósito é apresentar ideias de como lidar com o cotidiano da criação de filhos a partir de uma visão pautada nos princípios bíblicos. Plowman apresenta no início do livro a forte influência de outros bons autores sobre o tema: Lou Priolo e Tedd Trip**.

A estrutura do livro divide-se em quatro partes. O foco da primeira é demonstrar que o propósito da disciplina está em alcançar o coração da criança ao invés de corrigir um comportamento errado. Na segunda parte, Plowman ressalta a importância da Palavra de Deus como instrumento no processo de repreensão. Na terceira, a autora instrui a leitora em como fazer uso da vara no processo de disciplina bíblica. As considerações finais, na quarta parte, são instruções objetivas elaboradas no intuito de apresentar às leitoras os passos necessários para se tornar uma mulher cristã, como conduzir seu filho a Cristo e de que forma orar por ele. Tais considerações servem de apoio aos capítulos anteriores.

O capítulo 8, Orientações para a correção verbal, chamou-me particularmente a atenção, justamente por ser uma área de constante alerta em minha jornada como mãe.* Plowman relembra-nos algumas verdades importantes no ato de repreender verbalmente. Toda repreensão deve ser feita com brandura, pois o tom de voz, mesmo que não seja aos berros, e a expressão facial/corporal podem revelar uma mãe que esbraveja.

Esbravejar nunca é de fato correto, ao lidar criança ou qualquer outra obrigação na vida. “Esbravejar” é atacar ou insultar com um discurso tempestuoso…Esbravejar é sempre uma manifestação de um espírito ruim e de uma perda de temperamento…. […] O esbravejamento é a explosão de um sentimento forte que luta pelo domínio sob a pressão de alguma provocação externa (p. 114, 115).

Há outros destaques. Primeiro, quando Plowman escreveu o texto original, ela estava com seus dois filhos pequenos (5 e 9 anos) e, por essa razão, a leitora se identifica com uma autora que ainda está no processo educativo de seus filhos. Esse fato conduz para que o modelo a ser seguido seja única e exclusivamente o que consta na Palavra de Deus. Segundo, o livro apresenta fundamentação bíblica para muitas situações cotidianas que envolvem a criação de filhos, por isso é uma leitura fácil e produtiva.

Alguns pontos precisam de atenção por parte da leitora. Frequentemente, os termos batere palmada são mencionados, especialmente na parte três. No contexto brasileiro, tais expressões são pejorativas e estão ligadas ao sentimento de raiva, podendo induzir a um processo exagerado e inconsistente com a Palavra de Deus. A disciplina corporal deve ser conduzida à luz das escrituras, pois “a insensatez está ligada ao coração da criança, mas a vara da disciplina a livrará dela” (Pv 22.15). “Não evite disciplinar a criança; se você a castigar com a vara, ela não morrerá. Castigue-a, você mesmo, com a vara, e assim a livrará da sepultura” (Pv 23.13, 14). O foco do processo de disciplina não é aliviar a frustração e raiva dos pais, mas produzir um coração sábio e temente a Deus, conforme Provérbios 1.7. A Bíblia é clara em orientar sobre a disciplina corporal e ela deve produzir na criança um coração sensível e prudente, ao invés de uma pessoa amargurada por ter sido agredida. “Discipline seu filho, e este lhe dará paz; trará grande prazer à sua alma” (Pv 29.17); “A vara da correção dá sabedoria, mas a criança entregue a si mesma envergonha a sua mãe” (Pv 29.15).

*Bianca Bonassi Ribeiro é mãe de Pedro (8 anos) e Vitor (7 anos)
** Lou Priolo é autor de O coração da ira e O caminho para o filho andar, ambos por Nutra Publicações.
Tedd Tripp é autor de Pastoreando o coração da criança, Editora Fiel.

Nos sites da Editora Fiel é possível ler trechos do livro:
Uma visão bíblica da disciplina de filhos
Desenvolva as suas habilidades em investigar o coração

 

Ficha Técnica
Autor: Ginger Plowman
Título:  Não me faça contar até três: o olhar de uma mãe sobre a disciplina orientada para o coração
Título original:  Don’t make me count to three! – A moms look at heart-oriented discipline
Editora: Fiel
Páginas: 196
Data de publicação: 2013

 

Ginger Plowman é autora de vários livros, como Wise Words for Moms  e  No More Whining! Three Easy Steps to Whine-Free Living, e de artigos publicados em diversos veículos de comunicação. Ela  ministra por meio de Preparing the Way e em eventos para mulheres e conferências para pais.

bottom of page