top of page

CONSELHO BÍBLICO

Conexão - Informação e Formação para a Transformação

Elizabeth George. Preocupação: um hábito que pode ser quebrado

Elizabeth George baseia-se na Bíblia, conta algumas de suas experiências de vida e conduz em passos práticos para o desenvolvimento da confiança no Senhor e a vitória sobre o hábito da preocupação. Ela vai um passo além de dizer “ore e entregue seu problema a Deus” e trabalha vários princípios bíblicos, mostrando sempre como pode acontecer uma mudança prática, significativa, duradoura e, acima de tudo, agradável a Deus.

Eu costumava dormir com um travesseiro no estômago, em vez de colocá-lo sob a cabeça, para aplacar a dor da minha úlcera, até que, finalmente, entendi que a preocupação era um pecado terrível… que se tornava um hábito pior ainda! Enquanto eu lia a minha Bíblia e crescia na fé cristã, foi se tornando evidente o fato de que havia muitas passagens dizendo que os cristãos não deveriam se preocupar. Eu me agarrei a duas delas, e passei a recitá-las quando meu estômago começava a doer ou quando as preocupações começavam a me atormentar. Jesus ordenou: Não estejais ansiosos quanto à vossa vida (Mateus 6.25). E Paulo disse: Não andeis ansiosos de coisa alguma (Filipenses 4.6).

Espero que você concorde comigo quando digo que a preocupação é um mau hábito. Ela ofende a Deus e prejudica a vida e a saúde. Um hábito é qualquer coisa que se faz regularmente. Podem ser bons ou maus. Ler a Bíblia e orar são bons hábitos, que você deve desenvolver em sua vida. Mas qualquer hábito, seja ele ação, atitude ou processo de pensamento, que tente afastar nossos corações de Deus e de nós mesmos, esse é um mau hábito e deve ser extirpado de forma drástica.

A preocupação, definitivamente, faz com que afastemos nosso foco de Deus. Ela diz que tal coisa (nomear aqui o motivo de sua preocupação, seja qual for) é algo que não pode ser tratado por Deus, com Deus, ou por sua graça. Esta atitude é exatamente o oposto de se confiar em Deus. Você poderia muito bem estar vestindo uma camiseta ou usando um broche escrito: “Eu não confio em Deus”. O objetivo do crescimento espiritual é trocar o mau hábito de se preocupar pelo excelente hábito de confiar em Deus.

A autora escreve especificamente para mulheres e algumas das áreas trabalhadas no livro são a enfermidade, o cuidado dos filhos e pais idosos, as finanças, as situações novas e desafiadoras, a culpa, as decisões difíceis e a preocupação com aquilo que outros podem pensar de nós.

No site da Editora Hagnos é possível fazer o download gratuito de um guia de estudo pessoal e em grupo, que serve de orientação para aplicar as verdades bíblicas contidas no livro.   Guia de Estudo
Também está disponibilizado para download o primeiro capítulo do livro.  Leia

Ficha Técnica
Autor: Elizabeth George
Título:  Preocupação: um hábito que pode ser quebrado.
Título original: Breaking the worry habit, forever
Editora: Hagnos
Páginas: 180
Data de publicação: 2011

Elizabeth George ministra em sua igreja local – Faith Community Bible Church in Bremerton, Washington – e como palestrante em eventos para mulheres cristãs. Está ativa no ministério há mais de trinta anos. 

bottom of page