top of page

CONSELHO BÍBLICO

Conexão - Informação e Formação para a Transformação

Mary Beeke. A lei da bondade

 

Servindo com o coração e com as mãos

Resenha por Bianca Bonassi Ribeiro

Crescendo em bondade
O livro de Mary Beeke A lei da bondade: servindo com o coração e com as mãos tem como objetivo servir de apoio a todos que desejam ideias para operacionalizar a bondade. Trata-se do primeiro livro de Mary Beeke, esposa do pastor Joel Beeke, autor de diversos livros e que contribuiu escrevendo o capítulo cinco destinado aos maridos.

Ao todo o livro foi estruturado em cinco blocos temáticos. O primeiro deles, a introdução, apresenta os motivos que impulsionaram Beeke a escrever sobre o tema. Ela também aproveita esse momento inicial para demonstrar gratidão pela bondade de várias pessoas em sua vida e durante o período em que esteve envolvida com a autoria do livro. Na sequência, Beeke dividiu o livro em três partes:

  • Parte 1: Uma análise da bondade – três capítulos que analisam a bondade tanto no contexto secular quanto no bíblico e ao final apresenta qual deve ser a motivação para a prática da bondade. Logo, a exemplo de Cristo, a bondade deve ser praticada com intenção altruísta ao invés de egoísta.

  • Parte 2: A bondade aprendida – seis capítulos cujo enfoque é aprender, ensinar e praticar a bondade em áreas bem específicas. No lar, a bondade da esposa, do marido e na criação dos filhos. Na sociedade, partindo do ambiente escolar na função do professor e no contexto infantil e adolescente, com direito a um capítulo inteiro sobre Bullying.

  • Parte 3: A bondade em ação – quatro capítulos sobre as diferentes maneiras de praticar a bondade. Ela deve começar na mente, com pensamentos bondosos que culminam na prática, por meio das palavras e ações variadas.

O Apêndice 1 é direcionado às mães de crianças pequenas.
O Apêndice 2 propõe questões para estudo de cada um dos capítulos anteriores.

Considero A lei da bondade um livro de apoio justamente pelo fato de ter sido dividido em blocos temáticos. Entretanto, isso não desmerece o livro. Pelo contrário, ele pode ser uma ferramenta útil a todos que atuam direta ou indiretamente com aconselhamento bíblico. Trata-se de um livro para se ter à mão sempre que necessário, um auxilio em casos específicos.

Os capítulos 4 e 5 sobre esposa e marido bondosos são muito bons e aqui vale o crédito também para Joel Beeke, marido de Mary Beeke e autor do capítulo 5. Os capítulos 10, 11 e 13, bem como o apêndice, acredito que foram os que mais me desafiaram no sentido de estimular meus pensamentos e atos de bondade diante da variedade da criação de Deus. Nesse sentido, termino citando um trecho do próprio livro de Mary Beeke, no intuito de desafiar o leitor.

A criação de Deus está abarrotada de variedade: insetos que piscam, escavam e voam; aves que voam, andam e nadam; peixes que nadam, mergulham e saltam; animais que saltam, escavam e mordem; plantas que desabrocham, florescem e alimentam-se. E todas essas coisas apresentam-se numa impressionante variedade de cores, formas e tamanhos. A variedade realmente é o tempero da vida.

Essa mesma diversidade é vista nos seres humanos […] Que incrível variedade de tamanho, cores e características físicas nós temos! Nossa personalidade acrescenta ainda mais variedade a essa diversidade. Além disso, temos experiências diferentes, que nos moldam e fazem de nós aquilo que somos. E como é o quadro geral? Milhões de indivíduos únicos, todos projetados pelo mesmo Criador.

O que isso tem a ver com pensamentos bondosos? Isso significa que, sempre que interagirmos com os outros, ou simplesmente os observarmos, a nossa premissa básica deve ser: “Eis aí uma outra variação do ser humano. Ele percebe as coisas e age de forma diferente de mim. Mas Deus criou tanto um como outro. Ambos somos pecadores que precisam ser salvos. Ele vale tanto quanto eu, e eu amo o meu próximo como a mim mesmo. A diversidade da criação de Deus é bela e interessante”. E somente a partir desse ponto poderemos começar a fazer interpretações (p. 151)

Ficha Técnica
Autor: Mary Beeke
Título: A lei da bondade: servindo com o coração e com as mãos
Título original: The Law of Kindness – serving with heart and hands
Editora: Fiel
Páginas: 240
Data de publicação: 2011

Mary Beeke é esposa do Dr. Joel Beeke e mãe tês filhos. Trabalhou como enfermeira e professora de ensino fundamental. Obteve certicado de competência na área de de ciência de Aprendizagem no Calvin College.

SOBRE NÓS

Somos uma Organização ministerial que visa prover aconselhamento cristão para diversos momentos vivenciados pelos membros de uma família. Desejamos trabalhar arduamente para que pessoas possam ter bons relacionamentos pautados pela Palavra de Deus e assim viverem em paz com os seus.

LOCALIZAÇÃO
ESCOLHA SEU CURSO / CONTATO

Parabéns! Sua mensagem foi recebida. Retornaremos em breve sua solicitação.

  • Twitter Social Icon
  • Blogger Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • Flickr Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • Pinterest Social Icon
  • RSS Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • help
  • imprimir
  • email
  • calendário
  • skipe
  • telegram
  • onlinepastor

© 2016 por Família.com. Criado com View Propaganda

Familia.com capacitacao

bottom of page