

CONSELHO BÍBLICO
Conexão - Informação e Formação para a Transformação
Paul David Tripp. Em busca de algo maior
Viver por alguma coisa maior do que você
Resenha por Luciano G. B. e Bianca B. R.
Esta é uma resenha que parte da visão masculina e feminina da leitura das versões em inglês e português do livro de Paul Tripp — A quest for more: living for something bigger than you e Em busca de algo maior: viver por alguma coisa maior do que você.
Mudando do pequeno para o Grande
Em busca de algo maior é um dos nove livros escritos por Paul Tripp que já podem ser lidos em português. O objetivo central do autor é conduzir o cristão a viver o cotidiano, ou seja, a totalidade de sua vida com o foco no Grande Reino. O livro é recomendado a todos que já foram lavados pelo sangue de Jesus na cruz, seja recentemente ou há muito tempo. Isso porque o cristão precisa ser lembrado diariamente de que o Grande Reino é algo grandioso, fora dos moldes do nosso pequeno reino.
O autor dividiu o livro em 18 capítulos, além da introdução. Cada capítulo aborda um aspecto diferente da vida humana em relação à vida com e para Deus. Trata-se, portanto, de um livro prático. Os capítulos um, dois e três apresentam a razão pela qual o ser humano foi criado, o plano original e o impacto que a Queda acarretou. Logo, fomos criados para ser parte de algo grandioso e transcendental, mas o pecado confinou-nos a viver em um mundo pequeno, presente e fadado ao engano da nossa própria vontade e autonomia. Os capítulos quatro a sete apresentam diferentes áreas de nossa vida em que reduzimos o Grande Reino ao nosso pequeno reino de fantasias, onde as nossas ações e decisões, mesmo quando realizadas em nome de Deus, muitas vezes visam apenas o nosso bem-estar. Os tesouros do coração, o perdão, a solidão, a ira, as esperanças frustradas, estão entre os assuntos tratados. Nas palavras de Tripp:
A vida no pequeno reino se transforma na busca incessante de um tesouro e um foco interminável na necessidade pessoal. […] Você não pode espremer o estilo de vida da grande visão do reino de Deus no confinamento da visão pequena do reino do ego. Eles simplesmente nunca se encaixarão. (p. 55 e 57)
Os capítulos oito, nove e dez direcionam o leitor ao foco central do Grande Reino, a pessoa de Cristo. Desta maneira, viver uma vida transcendental significa investir nossa vida com Jesus no centro de tudo, incluindo cada desejo, ação e fala. Embora possa parecer algo simples, essa é um luta constante na vida de homens e mulheres cristãos, enquanto vivermos neste mundo. Nesse sentido, o autor reservou os capítulos onze ao dezesseis para discorrer sobre os “tropeços” que tendem a desviar o foco do Grande Reino para o pequeno reino e, dentre esses, o relacionamento superficial com Deus. Ir à igreja, ser uma boa pessoa e ter um cônjuge salvo não é o suficiente; o cristão precisa ansiar pelo genuíno crescimento espiritual, um crescimento que é diário e individual. Cada pequeno ou grande acontecimento em nossa vida têm o propósito de nos direcionar para o Grande Reino. A vida no Grande Reino envolve humildade em reconhecer que não é a nossa vontade que deve reinar e, consequentemente, há um esforço em pensar, agir e viver de acordo com a vontade do Rei Jesus.
Nos dois últimos capítulos, Tripp conduz o leitor a olhar o que ainda não se pode ver, a esperança conforme Hebreus 11.1, visto que a nossa esperança está intimamente ligada ao reino a que servimos.
Enquanto um de nós lia a versão original, em inglês, o outro lia a versão em português. Para nossa grata surpresa, ambos fomos conduzidos para o foco central do livro. Isto confirma o precioso cuidado na tradução do original. Pela perspectiva masculina, os muitos exemplos que Tripp apresenta ao longo de todo o livro são muito importantes, pois auxiliam na compreensão prática dos conceitos. O mesmo vale para a forte visualização do quanto, em pequenas coisas, tentamos transformar o Grande Reino em nosso limitado pequeno reino.
A perspectiva feminina, além de concordar com o mencionado anteriormente, acrescenta a importância de extrair de cada momento da vida cotidiana uma oportunidade de aprender a viver para o Grande Reino e como esse esforço deve virar um hábito de crescimento espiritual.
O autor, Paul Tripp, foi um instrumento nas mãos de Deus ao desafiar cada leitor a viver de acordo com o propósito original de Deus, ou seja, viver para glorificar ao Criador. Esse é um livro que todo cristão novo ou antigo, que não quer ser um cristão acomodado, deveria ler.
Ficha Técnica
Autor: Paul David Tripp
Título: Em busca de algo maior: viver por alguma coisa maior do que você
Título original: A quest for more: living for something bigger than you
Editora: Cultura Cristã
Páginas: 208
Data de publicação: 2011
Paul David Tripp é pastor, autor e conferencista, além de presidente do Paul Tripp Ministries, em Philadelphia. Ele é doutor em Aconselhamento Bíblico pelo Westminster Theological Seminary. Conheça mais a respeito do seu ministério no site do autor.