top of page

COMEÇANDO BEM O ANO 2016

Texto Bíblico: Salmo 1

 

Cada novo ano tenho o costume de escolher um tema, neste próximo ano: Juntos e Avante, Rompendo Limites.

 

O  Salmo 1 diz-nos como nós podemos  ser continuamente abençoados todos os dias.

 

Em apenas seis versos curtos, aprendemos o segredo da vida que Deus abençoa.

 

Em Janeiro, a maioria de nós faz uma lista de coisas que queremos mudar. Mas a bênção que Salmo 1 fala é muito mais profunda.

 

"Abençoado é o homem."

 

Feliz é o homem. Esta é a receita de Deus para a felicidade.

Como podemos estudar este Salmo, descobriremos que a Ventura de romper limites para vivemos uma vida plena se relaciona com a forma como vivemos e as escolhas que fazemos.

Depende do tipo de pessoa que somos.

Do ponto de vista de Deus, existem duas maneiras e apenas duas maneiras de viver, porque existem dois tipos de pessoas no mundo e apenas dois tipos.

Há os justos, e depois há os ímpios.

Todo mundo cai nessas duas categorias.

Não há nenhuma categoria "intermediária".

 

Salmo 1 nos mostra como os justos vivem e por que eles são abençoados.

Ele também nos mostra o resultado final de ambas as formas de vida.

Se queremos ser abençoados por Deus, em 2016, como pessoa, família e igreja,  precisamos prestar atenção a este Salmo.

I. o caminho dos justos

"Abençoado é o homem que não anda no Conselho dos ímpios ou ficar no caminho dos pecadores ou sentar-se na roda dos escarnecedores. Mas seu prazer está na lei do senhor, e na sua lei ele medita dia e noite. Ele é como árvore plantada junto a correntes de água, que dá o seu fruto na estação e cuja folhagem não murcha. Tudo o que ele faz prospera" (Salmo 1:1-3).

Podemos resumir a mensagem destes versos em cinco instruções simples:

É possível uma pessoa ter uma vida verdadeiramente abençoada e feliz.

Versículo 1 começa com uma frase hebraica que significa algo como, ",a bem-aventurança do homem." "Quão feliz é o homem que..."

Muitos de nós já lemos a oração de Jabez no ano passado, porque nós queremos a vida abençoada que Jabez pediu.

Em termos bíblicos para ser abençoado significa ter um relacionamento com Deus para que sua vida pode sentir satisfação pessoal.

É importante saber que esse tipo de felicidade não está relacionado às nossas circunstâncias.

Você encontra a felicidade não a procurando, mas fazendo as coisas certas (e não fazendo outras coisas).

A bênção vem como um benefício adicional das escolhas que fazemos.

As pessoas mais miseráveis na véspera de ano novo são aqueles que buscam a felicidade através de ritos e mandigas.

Felicidade verdadeira e duradouro contentamento simplesmente não podem ser encontrados assim.

Salmo 1 assegura-nos que é possível viver uma vida abençoada e feliz, mas só em termos de Deus.

O mundo oferece entretenimento, emoções baratas e prazer momentâneo, mas a verdadeira felicidade, alegria autêntica e verdadeira paz são encontradas apenas no Senhor.

B. A bênção começa com o negativo, não o positivo.

Salmo 1 surpreende muitas pessoas, porque ela começa, não com o positivo, mas com um negativo.

A bênção começa com o que a pessoa justa não faz.

Ela não anda no Conselho dos ímpios.
Ela não suporta o caminho dos pecadores.

Ela não se senta na roda dos escarnecedores.

Considere a progressão: andar... caminhar... sentar-se.

Primeiro, o homem está andando pela rua. Então ele pára para andar com os pecadores. E por gostarem de andar com eles  ele se senta e tem íntima comunhão com eles. O que começou como contato casual no final torna-se uma declaração de lealdade pessoal.

O "Conselho dos ímpios" significa os conselhos moralmente instáveis. É um termo geral que descreve a visão de mundo de quem não conhece o Senhor.

 

 

O "caminho dos pecadores" envolve uma série de escolhas de estilo de vida. O "banco de escarnecedores" é ter comunhão estreita, íntima, a longo prazo com aqueles que rejeitam abertamente o senhor.

A progressão é assim:

Pensa... Comporta-se... Pertence.

A sabedoria mundana conduz a
Ação mundana, que resulta em
Sociedade mundana.

Sejamos claros sobre este ponto. Bênçãos vêm não só do que fazemos, mas também de que não fazemos.

Pessoas abençoadas evitam certas coisas. E evitam certas pessoas e certas situações.

 

Elas não andam em qualquer lugar e não se deixam levar rapidamente por qualquer linha de pensamento. E elas são muito cuidadosas para não se juntarem à companhia daqueles que não amam ao Senhor.

Esta palavra é muito necessário no início de um novo ano.

Se você decidiu buscar Deus em 2016, o diabo irá opor-te em cada turno.

Uma de suas estratégias será a cercá-lo com pessoas que querem guiá-lo para o abismo.

A parte complicada é que, essas pessoas não parecem ser pessoas más no início. Eles são bastante agradáveis e parecem ser bastante decente. Elas só não são tementes a Deus, isso é tudo. Elas não compartilham de sua fé pessoal em Cristo.

Elas não usam uma camiseta do tipo: "Estou trabalhando para o diabo" ou "Vamos para o inferno juntos."

A verdade é qie o pecado nunca fica parado. Ele sempre se move para nos controlar.

O que começa como contato casual conduz a uma crescente proximidade e permanência de associação.

Para que eu não seja incompreendido, deixe-me ser claro: se você dorme com os porcos, come com os porcos, corre com os porcos, sai com os porcos, fala como os porcos, anda como os porcos, rir

 

como os porcos e veste como os porcos, em suma, se você faz basicamente o que os porcos fazem, você não deveria se surpreender que vai acaba cheirando  porco , soando como os porcos e olhando como os porcos. No final, você vai ser indistinguível dos porcos. Você vai tornar-se como as pessoas ao seu redor.

Alguém pode dizer: "Mas como é que vamos alcançar os perdidos se não gastarmos tempo com eles?"

Boa pergunta. A resposta é simples.

Você não ganha os perdidos por viver como os perdidos. Você ganha os perdidos por amar os perdidos e viver com os salvos.

 

Se você adotar o estilo de vida de quem não conhece o Senhor, por que eles vão querer o que você tem?

Se sua vida é igual a deles, por que eles vão querer seu Jesus?

Estamos "no mundo, mas não somos do mundo."

Isso significa que estamos a viver entre os perdidos, amá-los, fazer amizade com eles, cuidar ddeles e ao mesmo tempo estamos a viver por um sistema de valores totalmente diferentes.

Que combinação poderosa de verdade apoiada por amor é uma força irresistível no mundo. Não alcançamos pessoas pela redução de nossos padrões ou por comprometer nossos valores.

 

É uma coisa boa quando o barco estiver na água; é uma coisa ruim quando a água está no barco.

C. Essa bem-aventurança vem por construir sua vida sobre a palavra de Deus.

Agora vamos para o lado positivo do Salmo.

Tendo se recusado em andar no caminho dos malfeitores, em vez disso devemos focar a oportunidade de conhecermos a palavra de Deus.

Você não pode se livrar do lixo em sua vida simplesmente por esforço mental. Você deve substituir o negativo com algo positivo. O salmista nos diz que a pessoa temente a Deus se "delicia" na lei do senhor. Isso significa que ele ama a palavra de Deus, as escrituras sagradas, a Bíblia. A palavra "delícia" significa tirar grande prazer. Tem a idéia de uma paixão que consome e controla sua vida. Todos temos "delícias" em alguma coisa. Algumas pessoas deliciam-se com a comida. Outros deliciam-se com um emprego ou um hobby ou uma carreira. Alguns deliciam-se com uma amizade especial. Muitas de pessoas se deliciam em dinheiro ou em coisas que o dinheiro pode comprar. E muitos deliciam-se com maus prazeres e desejos errados.

O certo é que o seu "deleite" determina sua direção.

Nós somos chamados a deliciar-nos com a palavra de Deus como um amante deleita-se com uma carta de sua amada.

Aqueles que são abençoados por Deus adoram sua lei e eles meditam nela dia e noite. A palavra traduzida "meditar" tem a idéia de digerir completamente. Significa ruminar sobre uma verdade, "mastigar a rumina" por considerar um verso ou uma passagem ou uma verdade da palavra de vários ângulos.

A palavra hebraica pode significar a resmungar sob sua respiração.

Fiquei feliz ao descobrir isso, porque eu falo sozinho o tempo todo. Algumas pessoas pensam que é um mau hábito, especialmente se você fizer isso em público, o que faço de vez em quando. De vez em quando alguém me dirá que me viram na rua e eu estava falando sozinho enquanto eu caminhava e nem gesticular com as mãos.

Estou feliz em saber que este hábito meu vagamente é coberto sob a categoria de meditação. No entanto, a benção é prometida não só qualquer tipo de murmurar ou falando para si mesmo, mas quando se remoe a Palavra de Deus.

O salmista mesmo especifica que nós devemos meditar "dia e noite". Por um lado, que significa simplesmente "o tempo todo."

Quando nós devemos meditar? Qualquer hora é uma boa hora. Não há "errado" tempo para meditar sobre a palavra de Deus. Mas talvez devêssemos levar o texto literalmente. É uma prática muito boa para começar e terminar o dia com a Bíblia. Dessa forma, podemos começar certo e nós acabar com isso. Dessa forma podemos disciplinar nossas mentes a pensar biblicamente o tempo todo. Um marido na nossa igreja disse-me recentemente que sua esposa se levanta todas as manhãs e funciona sobre a bicicleta de exercício para uma hora. Enquanto ela está na ouve sua Bíblia para que ela possa meditar ao mesmo tempo. "Ela sabe uma tonelada das Escrituras", disse o marido. "E ela é uma das mulheres mais temente a Deus nesta igreja", acrescentou. Tive que concordar com sua avaliação. A disciplina diária pagou dividendos enormes em sua vida.

Se estamos falando sério, encontraremos tempo para meditar. E nós teremos algum tipo de programa de leitura regular. Talvez leremos através da Bíblia em um ano. Ou talvez nós vamos usar um dos muitos guias de estudo Bíblia que estão disponíveis. E certamente vamos tentar memorizar as Escrituras. e até mesmo memorizá-la.

M. essa bem-aventurança é marcado pela estabilidade e fecundidade.

A pessoa que constrói sua vida sobre a palavra de Deus é como uma árvore plantada junto a correntes de água. Sua vida é marcada pelas virtudes gêmeas da estabilidade e da fecundidade.

1) estabilidade

A ideia de uma árvore "plantada" pelos fluxos de água fala de uma árvore poderosa com grandes galhos e profundas raízes que vão longe para baixo no solo. Os cientistas nos dizem que quando você vê uma grande árvore que tem vindo a crescer por muitos anos, pode ter certeza que ele tem um vasto sistema de raiz sem ser visto. Muitas vezes o sistema de raiz vai ser igual ou exceder a parte da árvore acima do solo. Isto é como as sequóias poderosas duram por séculos. Seu sistema radicular invisível lhes dá estabilidade contra as forças de mudanças da natureza. Em tempos de tempestades de Inverno ou verão seco, as raízes da árvore no lugar em assegura que tem bastante umidade e nutrientes para se manter vivo.

-Isso é o que um bom sistema de raiz vai fazer por você. Como você sabe quando uma árvore tem raízes boas? Resposta: Quando as tempestades vêm. Todas as árvores parecem muito bonito quando o sol está brilhando ou uma suave chuva está caindo, mas deixem uma poderosa tempestade com chuva forte e ventos uivantes passam. Então, a verdadeira diferença é aparente. As árvores com poucas raízes são esquecidas, mas as árvores com raízes profundas ainda estão de pé quando a tempestade já passou. Por isso é para o filho de Deus. De não saber quão bom seu sistema da raiz até as tempestades de acidente vida contra você. Só então você vai descobrir a força da sua fundação espiritual.

A única maneira de estar pronto para a luta é passar tempo agora deliciando na palavra de Deus dia a dia, meditando na sua verdade e construir uma fundação profunda e forte para o que pode vir a sua maneira.

2) fecundidade

Falar de "fruto na estação própria" significa que a árvore produz frutos que expressa seu verdadeiro caráter interior. Como identifica uma laranjeira? Pelas laranjas que produz. E como identifica uma macieira? Olhar para as maçãs. Tudo o que está dentro deve eventualmente ser visto do lado de fora.

Aplicado à vida espiritual, isto significa que quando nossas raízes estão profundamente na palavra, receberemos o que precisarmos, sempre que precisamos dela. Se nós precisamos de amor, a palavra de Deus virá a força para produzir o fruto do amor. Se precisamos de um espírito Perdoador, da palavra de Deus virá a força para perdoar. Se precisamos de coragem, nós produziremos fruto da coragem. Se precisamos de paciência e perseverança, a palavra de Deus produzirá em nós.

Este tipo de vida sobrenatural está disponível para cada crente, mas isso será apenas totalmente realizado ao longo do tempo à medida que continuamos a andar com o senhor e para deleite em sua palavra.

E. essa bem-aventurança prospera em todas as situações.

As duas últimas frases do verso 3 oferecem maravilhosas promessas para aqueles que se deleitam na palavra de Deus. Primeiro, sua "folhagem não murcha". A frase retrata uma árvore frondosa que parece ser perene, porque as suas folhas são em temporada durante todo o ano. Pessoas assim são constantemente atualizadas pela palavra de Deus, constantemente renovado, baseando-se constantemente novas forças para novas situações. Elas nunca são chatas, nunca maçante, nunca vivendo bênçãos de ontem, mas vivendo cada dia na força do senhor cujas bênçãos são novo todas as manhãs.

Em segundo lugar, elas prosperam em tudo o que elas fazem. Não chegar à conclusão que prosperidade refere-se apenas ou principalmente para material de sucesso (embora isso não seja excluído). Eles prosperam no sentido de que não importa o que acontece, eles encontrar a força para o dia e esperança no meio das dificuldades mais difíceis. Eles dão frutos piedosos em bons e maus momentos. Por que? Porque são plantados nas profundezas do solo bom e alcançar as suas raízes a água da palavra de Deus. Encontram alimento constante nele, eles podem enfrentar qualquer que seja o jogo da vida para eles.

 

A idéia aqui é semelhante ao romanos 08:37 onde em meio a lutas, tristeza, perseguição, fome, perigo, nudez e a espada, aqueles que conhecem Jesus são "protegedos" através de seu poder divino. E essa libertação triunfante nos vem em grande parte através da palavra de Deus.

Neste mundo podemos nos confrontar decepção, tristeza, rejeição, fracasso, doença, abandono e desânimo. Podemos ouvimos coisas sobre nossos filhos que oramos a Deus nunca ouvir, nossos queridos amigos podem abandonar-nos, nosso cônjuge pode deixar-nos e podemos nos confrontar como uma incessante série de tragédias terrenas. Doença, debilidade física e a própria morte podem visitar nossa porta e outra vez. Mesmo assim, podemos prosperar, Nós prosperamos, sobrevivemos, nós não somos destruídas. Às vezes, quando pergunto amigos passando por tempos difíceis, como eles estão fazendo, a resposta volta, "Estou sobrevivendo".

Há anos estupidamente pensei que foi uma resposta fracote. Agora vejo que é uma poderosa declaração de fé. Sobrevivendo às vezes é o mesmo que prospera. Alguns dias para sobreviver é a prosperar. Isso, também, é um tipo de prosperidade para o povo de Deus.

II. O caminho dos ímpios

"Não tão ímpios! Eles são como palha que o vento sopra longe. Por isso os ímpios não vão ficar no julgamento, nem os pecadores na Assembléia dos justos" (Salmo 1:4-5).

Toda a verdade sobre a raça humana é encontrada em apenas duas palavras: "Não são". Não são como ímpios. Eles não são como o justo e, portanto, não tem nenhuma bênção prometida. Porque eles não seguem a palavra de Deus, mas escolheram um caminho diferente, a estimativa do Deus deles é totalmente diferente.

Os ímpios são finalmente insubstanciais.

Pegue um amendoim na casca e rachar a ele. Depois de comer o amendoim, o que você faz com a casca? Se você está em um jogo de bola, jogue as cascas no chão onde eles são pulverizados em pó. Isso é o que os ímpios são como aos olhos do Senhor. Eles parecem tão poderosos na terra, mas para Deus, eles são como poeira que é levada rapidamente. E sua "sabedoria" é como o joio, mudando a cada dia, novas teorias, novas idéias, novas crenças. Nada sólido, nada de definitivo. Porque os ímpios vivem por si, não sabem direito de bom de mau ou errado.

Aprenda com isso que a vida sem Deus é inútil, vazia, trivial e sem valor. Vaidade das vaidades, tudo é vaidade. Se um homem vive há cem anos e ainda não conhecem a Deus, ele é apenas um pedaço de palha inútil! Soprado fora e esquecido!

B. seu verdadeiro caráter será revelado no dia do juízo.

Quando chegar a hora para o julgamento, os ímpios não vão ficar assim porque eles não têm raízes. Tudo neles é golpe e mostrar, espuma e pompa mundana, a presunção e se gabar e ego. Mas não há nada de valor duradouro. Com um suspiro, o senhor vai explodir todos os ímpios no inferno.

Enquanto isso, os justos vão ficar porque eles são como as árvores no riacho, com raízes profundas na palavra de Deus. A árvore está, joio desaparece. É por isso que os pecadores não será na Assembléia dos justos. Eles não estarão lá porque os ventos do juízo já terão os removidos.

III. O fim de ambos os lados

"Porque o senhor relógios sobre o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá" (Salmo 1:6).

Este versículo descreve o que acontece para os justos e os ímpios no final. Os justos são preservados por Deus apesar das provações da vida na terra. Os ímpios serão finalmente e totalmente perecem no inferno.

O justos vão durar porque eles são conhecidos por Deus.

O texto hebraico diz literalmente que o Senhor "conhece" o caminho dos justos. Ele "sabe" os justos como um pai "sabe" seus filhos.

É por causa de sua bondade... que seus filhos são preservados até chegarem em segurança para casa, para o céu.

B. os ímpios e seus maus caminhos, finalmente, irão perecer.

Aqui está a realidade decepcionante para os ímpios. No final, o "caminho" perecerá. Tudo o que eles viveram por vontade desaparecer como névoa, sol da manhã. E eles próprios perecerá juntamente com as obras das suas mãos. "Caminho" trata-se de um "beco sem saída," sua vida termina em destruição como eles correm ao longo da borda de um precipício só para encontrar-se não aniquilado, mas no inferno eterno, para sempre.

Admito que as coisas não aparecem sempre desta maneira. Vários dos Salmos — nomeadamente o Salmo 73 — lidar com a anomalia da prosperidade dos ímpios contra o sofrimento dos justos. A resposta é assim: o que vemos nesta vida não são o veredicto final de Deus. As coisas hoje podem parecer completamente invertidas na perspectiva moral do Salmo 1 quando os ímpios às vezes literalmente escapar impunes. Mas Deus terá a palavra final porque esta vida não é o juízo final.

Uma das minhas favoritas ilustrações desta verdade vem do tempo quando o apóstolo Paulo, acorrentado como um prisioneiro em Roma, chegou cara a cara com o Nero, um do mais sádico, brutal, mal e perversa, os homens a servir como Imperador Romano. As histórias de seu mal patológico são bem conhecidas. Basta dizer, ele era pervertido um pervertido e um sádico de classe mundial. Em um ponto, ele ordenou que os cristãos devem ser prendidos, mergulhados em algum tipo de substância inflamável, pegou fogo e então usados como tochas à noite. Ele também era o governante do Império e, se não amasse, muito temido. Um dia, Paulo foi trazido com ele para exame. A evidência sugere que ele sabia pouco sobre Paulo e gostava menos ainda. Por que ele deve pagar a atenção para um judeu inexpressivo, pernas arqueada, careca, cuja reivindicação para a fama foi que ele era um seguidor de Jesus? Eventualmente, ele tinha Paulo condenado à morte, provavelmente por decapitação. Mais tarde Nero morreu. Na sua morte, ele era muito mais famoso que Paulo. Mas 2.000 anos mais tarde, nomeamos nossos filhos, Paulo e nossos cães Nero.

Verdadeiramente, o Senhor vela sobre os justos, mas o caminho dos ímpios perecerá para sempre.

Quatro conclusões contemporâneas

Vamos acabar com esta mensagem do Salmo 1 com quatro conclusões que trazem a casa de verdade ao século 21.

1) casuar flerte com pecadores logo leva a dominação total por malfeitores.
Não podemos escapar a realidade desta verdade. Se você ficar com os porcos, você vai cheirar como os porcos. E muito em breve, você vai olhar e agir e vestir-se como os porcos. Quando isso acontece, não se surpreenda se outros confundam-lo com um porco. O que parece pequeno para você hoje pode levar a dominação total pelo pecado amanhã. Esteja avisado. Esteja alerta. Não brinque com fogo se você não quer se queimar.

2) desde que o mundo é como é, piedade em grande parte deve ser negativa.
Pelo menos, piedade em um mundo pecaminoso sempre envolverá a separação do mal. Como funciona na sua vida pessoal é um problema entre você e o senhor. Eu não posso fazer regras que caberão a cada situação mas não ousa ignorar o princípio geral. Santidade envolve muito mais do que ficar longe das más influências, mas não é menos do que isso. Se ignorarmos o negativo, nós nunca vamos chegar ao positivo.

3) muitas pessoas que parecem bem sucedidas pelos padrões mundanos serão julgadas totais falhas por Deus.

Alguns de nós vão viver na sombra destas pessoas de "sucesso" por muitos anos, e pode ser comparados com eles de forma adversa. Há muito que possamos fazer sobre isso exceto to nos lembrar que a única avaliação que conta é de Deus. Se formos fiéis a ele, tudo sairá bem no final.

4) as pessoas mais felizes do mundo são aqueles cujas vidas são construídas sobre a Palavra de Deus.
Acho que podemos afirmar que em uma forma mais contundente. As pessoas só verdadeiramente felizes no mundo são aqueles que seguem a prescrição do Salmo 1.

Outros podem ser felizes no sentido temporário ou mundano, mas eles não sabem a alegria e a profunda satisfação que vem vivendo com a aprovação de Deus. Que é reservado para os verdadeiros filhos de Deus.

À luz deste Salmo, o que faz a necessidade da igreja? A resposta é clara. A igreja precisa da Bíblia. O que devem ser pregação pastores? Pastores devem pregar a Bíblia. E o que devem anciãos ensinar? Eles devem ensinar a Bíblia. O que deveriam estar estudando membros da igreja? Deixá-los a estudar a Bíblia. Quando estamos a fazer o que Deus ordenou, cada igreja será verdadeiramente uma igreja de"Bíblia" e todo cristão será um "Bíblia cristã". Isto é o que precisamos, isto é o que temos, esta é a base para tudo o que fazemos e tudo o que dizemos. Aparte a Palavra de Deus, nós não temos nada a oferecer a um mundo sofrendo.

Há uma bênção esperando por aqueles que constroem suas vidas sobre este livro antigo. Pode essa bênção ser nossa para que nós, tendo sido abençoado, pode ser uma bênção para os outros no ano que vem.

Senhor, não podemos ler este Salmo sem perguntar a mesmos, "Porque é que vivemos?" Nestes dias momentoso, quando o mundo treme sob os nossos pés, como um ano termina e mais um ano vem antes de nós, sua palavra deixa-nos em nossos caminhos e nos mostra a verdade. Descobrimos a felicidade que vem de uma vida centrada em Deus? Ou estamos ainda perseguindo o joio, o vento, a poeira que levanta-se de um sistema de mundo em colapso?

Senhor Jesus, veio para nos mostrar um caminho melhor. Ajude-na ser pessoas da palavra, deliciando-se em o que tem nos dado. Nós pode dizer não a toda forma de mal, até mesmo as amizades casuais que puxa-nos em pequenas formas longe de você. Dai-na força e resolver para dizer "Sim" para você e para sua palavra. Ajude-na viver para que no dia do juízo, tendo construído sobre a Fundação inabalável de sua palavra, nós será não ser desintegradas, mas vamos ficar porque fizeste-nos repousar por toda a eternidade. Amém.

 

bottom of page