top of page

Texto Bíblico – Salmos 129:1-8

 

“Muitas vezes me angustiaram desde a minha mocidade, diga agora Israel;

Muitas vezes me angustiaram desde a minha mocidade; todavia não prevaleceram contra mim.

Os lavradores araram sobre as minhas costas; compridos fizeram os seus sulcos.

O Senhor é justo; cortou as cordas dos ímpios.

Sejam confundidos, e voltem para trás todos os que odeiam a Sião.

Sejam como a erva dos telhados que se seca antes que a arranquem.

Com a qual o segador não enche a sua mão, nem o que ata os feixes enche o seu braço.

Nem tampouco os que passam dizem: A bênção do Senhor seja sobre vós; nós vos abençoamos em nome do Senhor”.

 

A dor é realmente uma coisa terrível.

 

Nenhum idioma pode descrever adequadamente o que ela é em sua forma mais intensa, e zombadora.

 

Mesmo os grandes santos de Deus, tiveram grandes embates ao ter que vivenciar o peso dela quando se fez maior do que eles poderiam suportar.

 

Tomemos o Salmo 116, por exemplo: “Os cordéis da morte me cercaram, e angústias do inferno se apoderaram de mim; encontrei aperto e tristeza.”

 

 

Neste tema que lemos Salmo 129, vemos tudo sobre como se perseverar através da dor de uma maneira surpreendente.

 

Falar sobre dor não é fácil. A dor um assunto difícil, privado e pessoal para muitos de nós.

 

Todos enfrentamos dor nesta vida, mas a questão é como enfrentarmos a dor quando ela chega?

 

A vida é uma luta. É uma batalha contínua, e é preciso encontramos um caminho de fé para continuarmos a viver.

 

O salmo 129, divide-se em duas seções.

 

A primeira seção fala sobre perseverar através da dor,

 

e a segunda seção fala sobre orar pela dor.

 

Ambas as partes são igualmente importantes. A verdade é que você não pode fazer um sem o outro.

 

I. Perseverante através da dor (1-4)

 

Olhemos para os versículos 1-4: "( Salmo 129: 1-4 )

“Muitas vezes me angustiaram desde a minha mocidade, diga agora Israel;

Muitas vezes me angustiaram desde a minha mocidade; todavia não prevaleceram contra mim.

Os lavradores araram sobre as minhas costas; compridos fizeram os seus sulcos.

O Senhor é justo; cortou as cordas dos ímpios.

 

Agora, a situação específica que o salmista aborda aqui é a de opressão e perseguição, mas os princípios que vamos analisar nesta manhã se aplicam, independentemente da origem da sua dor. Quer seja perseguição ou doença ou dor relacional ou sofrimento emocional.

 

Alguns princípios:

 

   A. Você pode sofrer a dor sem sofrer a derrota - Salmo 124: 1-2; 2 Coríntios 4: 8-10

 

“mas eles não ganharam a vitória sobre mim".

 

O salmista lembra os longos anos de sofrimento que Israel sofreu até o início de seus tempos como nação. Eles experimentaram escravidão no Egito, as andanças no deserto, as várias batalhas em Canaã, contínuas lutas com os filisteus e outras nações, e depois exilam-se sob os assírios e os babilônios. A história de Israel foi um conflito após o outro.

 

No entanto, Israel perseverou. Israel era um sobrevivente, e ela ainda é hoje.

 

Você pode sofrer dor sem sofrer a derrota.

 

Às vezes, pensamos se estamos doendo significa que estamos derrotados. Mas não é verdade. Você pode estar por baixo, mas não para fora. Você pode perseverar através da dor.

 

A perseverança não é apenas para poucas pessoas especiais.

 

Este salmo é para todos nós, para todo o povo de Deus. Todos nós podemos dizer, seja qual for a fonte da nossa dor: "Eles me oprimiram muito desde a minha juventude, mas eles não ganharam a vitória sobre mim".

 

O apóstolo Paulo testificou em 2 Coríntios 4: 8-10 "Estamos pressionados por todos os lados, mas não esmagados; perplexo, mas não desesperado; perseguidos, mas não abandonados; derrubado, mas não destruído. Nós sempre carregamos em nosso corpo a morte de Jesus, para que a vida de Jesus também seja revelada em nosso corpo”.

 

Paulo conheceu o sofrimento. Ele conhecia a dor. Mas ele também sabia que ela não ganhou a vitória sobre ele.

 

Como Eugene Peterson diz: "A pessoa de fé supera todos os opressores".

 

Então, esse é nosso primeiro princípio em perseverar através da dor esta manhã: você pode sofrer a dor sem sofrer a derrota.

 

   B. Deus estabeleceu um limite para o seu sofrimento - Salmo 124: 7 , 125: 3 ; Isaías 50: 6 , 53: 5 ; 1 Coríntios 10:13

 

Em segundo lugar, Deus estabeleceu um limite para o seu sofrimento. Olhe para os versículos 3-4, onde o salmista escreve: "Os arados araram minhas costas e fizeram seus sulcos longos. Mas o Senhor é justo; Ele cortou as cordas dos meus ímpios. "( Salmo 129: 3-4 )

 

Esta é a primeira de duas imagens visuais impressionantes no salmo.

 

A imagem aqui é dos ímpios executando seu arado sobre as costas dos justos. Imagine deitado de bruço no campo e as lâminas afiadas do arado cortando profundamente em suas costas. E os ímpios não tendo piedade. Eles fizeram seus sulcos longos. Eles começam no topo e correram o comprimento total das costas.

 

Esta imagem nos diz que a dor de Israel era real e seu sofrimento tinha sido intenso, mas Deus cortou de Israel as cordas dos ímpios. Ele cortou as cordas que puxaram o arado e libertou Israel de seus opressores.

 

O que todas essas imagens nos ensinam? Que Deus estabeleceu um limite para o seu sofrimento, que sua dor seja temporária e que os ímpios não iram governar os justos.

 

Deus estabeleceu um limite para o seu sofrimento, e podemos perseverar porque Deus é fiel.

 

Antes de avançarmos para o próximo princípio, devemos pausar aqui e considerar esta imagem do arado nas costas, à luz dos sofrimentos de Cristo para nós.

 

Jesus não só sofreu na cruz. Ele sentiu grande dor no caminho para a cruz. Os soldados romanos cortaram sulcos profundos nas costas com seus chicotes e sua flagelação. O profeta Isaías predisse esses sofrimentos quando escreveu em Isaías 50 : "Eu ofereci minhas costas àqueles que me bateram, minhas bochechas para aqueles que tiraram minha barba; Não escondi meu rosto de zombar e cuspir. "( Isaías 50: 6 )

 

Isaías 53: 5 diz: "Mas ele foi furado por nossas transgressões, ele foi esmagado por nossas iniquidades; O castigo que nos trouxe a paz foi sobre ele, e por suas feridas estamos curados"  ( Isaías 53: 5 )

 

A palavra traduzida" feridas "em Isaías 53 também pode ser traduzida como" listras "e pode se referir às listras ou a sulcos profundos Cortar as costas de Jesus pelos cruéis chicotes dos soldados.

 

Pelas as feridas de Cristo, pelas suas listras, somos curados.

 

Recordar os sofrimentos de Jesus também deve nos ajudar enquanto aprendemos a perseverar através da dor em nossas próprias vidas.

 

   C. Em Cristo, sua vitória é assegurada

Jeremias 1:19 ; Mateus 16:18 ; 2 Tessalonicenses 1: 8-10

 

E isso nos leva ao nosso terceiro princípio nesta manhã, que em Cristo sua vitória é assegurada.

 

O salmista no Salmo 129 disse: "Eles me oprimiram muito ...mas eles não ganharam a vitória sobre mim" (Salmo 129: 2 ). E em Cristo, você também pode dizer isso.

 

O que Deus disse a Jeremias 1:19, no Antigo Testamento, ele também diz a você no Novo: "Eles vão lutar contra você, mas não o superarão, pois estou com você e o salvarei", declara o Senhor.

 

Quando você sofre dor em sua vida, lembre-se desses três princípios para perseverar.

 

  • Você pode sofrer dor sem sofrer a derrota. Deus estabeleceu um limite para o seu sofrimento.

  • Em Cristo, sua vitória é assegurada.

 

Seja o que for que você está sofrendo, você também pode dizer: "Não ganhou a vitória sobre mim". Você pode perseverar através da dor.

 

III. Orando pela dor (5-8)

 

A segunda parte trata de orar através da dor.

 

E, de fato, orar através da dor é uma das maneiras mais importantes de perseverar.

 

Ore para que os ímpios sejam interrompidos em suas trilhas (6-7)

 

Esta é a segunda das duas imagens no salmo. A primeira imagem foi a do arado nas costas, e esta é a imagem da grama moída.

 

O cenário cultural aqui é o telhado plano dos tempos bíblicos, onde as sementes de capim queimadas pelo vento se instalariam em uma fina camada de solo e surgiram repentinamente.

 

Claro que não havia profundidade no solo, e assim a grama desapareceria antes de ter tido a chance de crescer. Isso contrasta com a rica colheita nos campos onde o ceifador preencheria seus braços com grãos de grãos.

 

No telhado plano não havia o suficiente para preencher as mãos.

 

Da mesma forma, é certo e justo orar para que os ímpios sejam impedidos de se afastarem como a grama, que nenhum dos seus planos poderia se concretizar.

 

O Salmo 129 dá um passo adiante, onde pedimos que Deus evite Sua maldade de crescer e florescer até agora. "Que eles sejam como grama no telhado, que se seca antes que ele possa crescer."

 

   C. Ore pelo discernimento e reconhecimento do mal (8)

 

E então, em terceiro lugar, ore pelo discernimento e reconhecimento do mal.

 

Aqui a oração é que não abençoaremos o que Deus chamou de errado ou pecador. É uma oração para discernimento e reconhecimento do mal.

 

Como cristãos, não devemos ir cegamente sobre abençoar a todos e a tudo. Devemos rezar pelo discernimento para nós e para os outros, para que possamos reconhecer o mal neste mundo e que possamos ter cuidado para não apoiar o que vai contra Deus e sua palavra.

 

CONCLUSÃO:

 

Aprendemos algumas lições muito valiosas sobre como lidar com a dor deste salmo, o que Samuel Cox chama de "lições sagradas de confiança, de paciência, de uma crença assegurada na vitória final e completa do bem sobre o mal".

 

Com Cristo, você pode perseverar e orar através da dor, sabendo que a vitória o aguarda do outro lado. E com o salmista você pode testemunhar, seja qual for sua dor: "Não ganhou a vitória sobre mim".

bottom of page