top of page

Texto Bíblico:

22 “Então viu Gideão que era o anjo do SENHOR e disse: Ah, Senhor DEUS, pois vi o anjo do SENHOR face a face. 23 Porém o Senhor lhe disse: Paz seja contigo; não temas; não morrerás. 24 Então Gideão edificou ali um altar ao SENHOR, e chamou-lhe: O SENHOR É PAZ; e ainda até o dia de hoje está em Ofra dos abiezritas”. Juízes 6:22-24

Introdução:

Nos tempos antigos, um nome nunca foi dado a alguém, simplesmente como um rótulo para ajudar a identificar a pessoa.

Um nome foi dado a um indivíduo para expressar o tipo de pessoa que ele ou ela era, ou esperava se tornar. Esta é a razão pela qual Deus mudou os nomes de várias pessoas na Bíblia.

Em cada caso, Deus desejava uma mudança de caráter que refletisse o novo nome.  Deus deu a si mesmo muitos nomes.

 

Por que? Os nomes de Deus não refletem a necessidade de mudar. Deus é o inalterável. Os nomes de Deus são dados para revelar as muitas facetas de sua natureza e caráter perfeitos.

Os nomes de Deus são dados como uma extensão de si mesmo, para nos ajudar a entender quem ele é, como ele é, e o que ele pode fazer em nós e através de nós.  Nosso texto contém um dos nomes compostos de Deus.

Nomes compostos são nomes que são dados em conjunto com o nome Jeová ou Jeová.

Em nosso texto, Gideão constrói um altar para o senhor, e nomeia-o "Jehovahshalom".

 No antigo testamento, os altares foram construídos para comemorar um evento significativo e significativo de algum tipo, na vida das pessoas. Abraão fez isso em muitas ocasiões, assim como Isaque e Jacó.

Os altares eram sobre Deus. Foram construídos como um memorial para ajudar a comemorar e recordar a intervenção poderosa de Deus, mudança da vida.  É bom construir altares em nossas vidas.

Nossos altares não são necessariamente feitos de terra ou pedra, mas algo que nos ajuda a lembrar um encontro especial com Deus, e como isso nos mudou. Nossos altares não devem ser sobre nós.

Só Deus é digno de altares. É Deus quem nos muda e nos torna completos.

Um altar pode ser algo tão simples como um versículo bíblico comprometido com a memória. Um altar pode ser uma imagem que representa o momento em que você experimentou a vida de Deus mudando a paz.

O melhor altar do curso é uma vida mudada, uma vida que traz glória a Deus, uma vida que diz, "só Deus poderia ter feito a diferença".  Gideão chamou seu altar de Jeová Shalom.

O nome Jeová Shalom significa que o senhor é a paz. A palavra "paz" é encontrada 369 vezes na tradução do rei James da Bíblia.

Parece 282 vezes no velho testamento sozinho! Isso é muita paz! Se você é um estudante da Bíblia, você sabe que as palavras repetidas têm significado significativo. Se Deus fala da paz 369 vezes nas Escrituras, podemos ter certeza de que a paz é uma parte importante do nosso relacionamento com ele.

Um dos nomes mais fortes de Deus é Shalom ou paz. Deus oferece paz. A paz de Deus é diferente da paz oferecida pelo mundo. Em João 14:27 Jesus disse, "paz eu deixo com você, minha paz eu te dou: não como o mundo dá, eu te dou. Não deixe o seu coração ser incomodado, nem deixá-lo ter medo”. A paz de Deus é  uma paz no meio! 

Nosso texto é a primeira vez na Bíblia, Deus revelou-se como Jeová Shalom. Por que esse nome? Por que aqui? Por que Deus escolheu este tempo e lugar para se revelar como tal? Por que escolher Gideão para expressá-lo? 

Gideão era um homem desesperado pela paz. Ele viveu em Israel em um momento em que havia pouca paz para ser encontrado. O prazo conhecido como o período dos juízes, e foi caracterizado por um padrão. No caso de Gideão, o opressor é o Midianitas. Se você quer ter paz, você deve ser obediente e seguir os caminhos do senhor. O povo se afastou, então Deus trouxe um opressor. Em breve, os bons tempos são substituídos por tempos difíceis.

 

A paz e a prosperidade dão forma à dor, sofrimento, fome e opressão. Com o tempo, o povo de Israel se arrepende e começa a clamar a Deus por libertação. Deus envia um libertador e as pessoas voltam a procurá-lo e a servi-lo. Uma estação caracterizada pela paz, pela bênção, e pela prosperidade segue, que ajusta as pessoas acima para a indiferença espiritual.

Lá vamos nós de novo! O padrão se repete!  Juízes 6:1 diz, "e os filhos de Israel fez mal à vista do senhor: e o Senhor entregou-os na mão de Midian sete anos."

Os Midianitas eram um povo nômade. Foram os primeiros a usar o camelo para fins militares. Eles poderiam viajar longe e rápido com pouca água, atingindo a vontade. A sua mobilidade permitiu-lhes fazer rusgas, roubar, saquear e matar! Os israelitas estavam indefesos contra essas pessoas, e depois de sete anos eles aprenderam sua lição e estão clamando por um libertador. Versículo 6 diz: "e Israel foi muito empobrecido por causa do Midianitas; e os filhos de Israel clamaram ao senhor. "  Ouvindo o seu clamor, Deus envia um profeta em versos 7-10 para se certificar de que eles entendem apenas por que eles estão na situação em que estão. Às vezes ficamos presos na sensacional história de Gideão, e nós negligenciamos este profeta sem nome que prepara o povo para o arrependimento, e estabelece o fundamento para o avivamento. Não pode haver paz até que você reconheça sua necessidade, arrependa-se de seu pecado, e volte a Deus!  No meio de tudo isso, Gideão está lutando para sobreviver.

O versículo 11 encontra Gideão, o filho de um fazendeiro, no campo em algum lugar, trabalhando em um lagar, tentando esconder grãos da invasão Midianitas. Gideão está perturbado. Não há paz em Israel, e obviamente não há paz no coração de Gideão.

É então e lá o "anjo do Senhor" aparece para Gideon. Quem é este "anjo do senhor"? Para Gideon, este. era apenas um estranho que ele nunca tinha visto antes. Não havia asas, nem auréola nem harpa.

 

 Um estudante da Bíblia sabe e Gideão está prestes a aprender, que este é Deus na forma humana. Chamamos a isto uma teofania, ou uma aparência pré encarnada de Jesus Cristo. A vida de Gideão está prestes a mudar! O senhor disfarçado caminha até o temível Gideão e diz no verso 12B, "o Senhor (Jeová) é contigo, poderoso homem de valor." Em resposta a esta afirmação pacífica e positiva, Gideão revela o seu conturbado, conflituoso e repleto coração cheio de conflitos. Observe o versículo 13. "e Gideão disse a ele, Oh meu senhor, se o senhor estiver conosco, por que então tudo isso nos acontecerá? e onde estão todos os seus milagres que os nossos pais nos disseram, dizendo, não o senhor nos trouxe do Egito? Gideão está realmente cheio de dúvidas. Ele questiona: "como Deus pode amar Israel e permitir que os Midianitas nos incomodem assim? Se Deus se importa, onde está a evidência? Tudo o que vejo é a derrota, a pobreza e a fome! O que aconteceu ao Deus que libertou os nossos antepassados dos egípcios? O que aconteceu com o milagre Deus trabalhador?

Obviamente, Gideão perdeu a mensagem do Profeta de volta em versos 8-10! Ou ele perdeu, ou não estava ouvindo!  Deus não é intimidado pelas dúvidas de Gideão ou afastou-se de sua mensagem e missão. Deus está empenhado em entregar seu povo do Midianitas, e no processo, transformando Gideon em um grande líder e juiz em Israel. É óbvio que Gideão não só duvida de Deus, ele duvida de si mesmo! O Senhor abordou Gideão como um "poderoso homem de valor", e no versículo 14, ele diz-lhe que ele vai "... salvar Israel da mão do Midianitas." Gideão continua a fazer todos os tipos de desculpas e dar todos os tipos de razões a respeito de porque ele não é o homem de Deus.

O que Gideão não sabe e logo vai aprender é que é suas desculpas que o qualificam para o trabalho! Deus gosta do fato de que Gideão é pequeno em sua própria visão! No versículo 16, o senhor assegura Gideão que este não era um caso de identidade equivocada. "e o senhor disse-lhe: certamente eu estarei contigo, e tu castigarás o Midianitas como um homem."  Em versos 17-21, Gideão ainda temeroso e cheio de dúvidas, pede a Deus um sinal, algo para fundamentar que o que estava acontecendo, era real. Gideão vai para fora e prepara uma refeição para seu convidado, talvez secretamente esperando que ninguém estaria lá quando ele voltou. Deus estava pacientemente esperando e pediu a Gideão para tomar a refeição preparada, colocá-la em uma pedra como uma oferenda, e depois afogá-la em caldo. O Senhor então pegou sua equipe e tocou o sacrifício. Quando o fez, o fogo saiu da rocha e consumiu a refeição! Seu hóspede desapareceu repentinamente, desaparecendo diante dos olhos de Gideão! Foi então que Gideão sabia que ele tinha estado na presença de Deus e sua vida nunca mais seria a mesma! Os olhos de Gideão estavam abertos para ver que Deus estava ativo no meio de toda a sua escuridão e medo. Era hora de construir um altar! Ele iria chamá-lo de Jeová Shalom, para o Deus que lhe disse: "a paz esteja convosco; Não temais: Não morrais. Não importa o que aconteceu a partir deste ponto, Gideão poderia olhar para trás para este momento no tempo em que Jeová Shalom veio a ele e disse: "Eu estou com você. Que a paz esteja convosco. Não tenha medo. " 

Consegues identificar-te com o Gideon? Você se encontra superado pelo medo, duvidando das promessas e propósitos de Deus para sua vida? Você está vivendo com medo, preso por algum conjunto de circunstâncias em sua vida? Você está desanimado, pensando que você é muito fraco para ir em diante, muito insignificante para obter a ajuda de Deus? Se assim for, é hora de conhecer Jeová Shalom e começar a construir o seu altar! Como?  Busque a paz a qualquer custo. O fato de que Gideão instantaneamente expeliu todas as suas dúvidas e medos, sua raiva e amargura sobre si mesmo, sua nação, e Deus a este estranho celestial, nos permite saber que ele estava buscando a verdade, buscando respostas. Gideão estava insatisfeito com sua vida e estava com saudade de uma mudança!

Deus encontrou Gideão no ponto de sua maior necessidade, seu maior desejo!  Isto é o que Deus faz em nossas vidas. Ele não se força em nós. Como o pai do filho pródigo, Deus nos deixa seguir nosso próprio caminho e vivenciar a vida sem ele. Deus permitirá que você se alimente no cocho do mundo. Deus nos permite receber nosso preenchimento do mundo, nosso preenchimento de pecado e rebelião, nosso preenchimento de nossos próprios caminhos, até que nós adoecemos dele!  Deixe sua situação atual e circunstâncias alimentar seu desejo de experimentar a paz de Deus. Você precisa perceber que situações sombrias, desesperadas e tempos, são ferramentas criar em você um anseio e desejo de paz. Este mundo não oferece nada além de cascas.

É hora de transformar seu coração em direção a casa! Deus, o pai está esperando. Intimidade com Deus é sua maior prioridade na vida de cada ser humano na terra! Perseguir o próprio Deus, o caminho para a paz duradoura. Determinar a seguir o caminho que leva para casa, que leva a uma vida de paz.  Elimine os inimigos da paz. O versículo 1 diz-nos que em vez de prosseguirmos a paz, Israel estava perseguindo o pecado e a desobediência. Eles fizeram tudo isso à vista de Deus! Israel foi tolo ao pensar que eles poderiam viver em desobediência a Deus, e ao mesmo tempo experimentar a sua paz e bênçãos! Deus nos ama demais para afirmar nossa desobediência. Deus não vai deixar de amá-lo, mas ele não vai conceder-lhe a sua paz como você caminha o caminho pecaminoso!  João em I João 1 lembra-nos que Deus é luz e justiça. Não há um traço de trevas ou pecado nele. Quando optamos por caminhar na escuridão, quando optamos por associar-se com pessoas pecaminosas e participar de prazeres pecaminosos, nós vamos perder alguma coisa! O que vamos perder? A resposta é comunhão e paz com Deus, bem como paz e comunhão com o povo de Deus!  Eu João 1:6-7 diz: "se dizemos que temos comunhão com ele, e andar na escuridão, nós mentimos, e não a verdade: 7 mas se andarmos na luz, como ele está na luz, temos comunhão um com o outro, eo sangue de Jesus Cristo seu filho purifica-nos de todos os pecados. Para construir seu altar de paz, você deve pedir a Deus para remover todos os pecados e dúvidas. Confesse e arrependa-se de seu pecado e desobediência a Deus. Pecado e desobediência são grandes inimigos da paz.  Você está preso em um ciclo de pecado? Talvez você esteja preso em um vício. Você está cansado de uma vida Yo-Yo com Deus, para a frente e para trás, dentro e fora, dentro e fora? Há uma saída. Isaías 38:16-17 diz, "ó Senhor, por estas coisas os homens vivem, e em todas estas coisas é a vida do meu espírito: Então me recupere, e me faça viver. 17 Eis que, para a paz, tive grande amargura: mas tu, no amor à minha alma, entregaste-o do poço da corrupção: pois tu lançaste todos os meus pecados atrás das tuas costas. "  Aceite sua incapacidade de mudar sem a ajuda de Deus. Gideão não era um dos "grandes" em Israel. Ele era um fazendeiro, trabalhando no campo de seu pai. Gideão era o membro mais baixo e mais fraco de uma família, que estava na tribo mais baixa e mais fraca de todo o Israel! Deus deliberadamente escolheu Gideão não porque ele era forte, mas porque ele era fraco! Tudo o que Gideão tinha que fazer era seguir ordens.  Este altar de paz não é para nós, mas para o Deus da paz, Jeová Shalom. A paz vem quando você desvia o fardo de seus ombros e para os ombros de Deus. Enquanto confiarmos em nossa própria força, nosso próprio caminho, perderemos a paz.  Você se encontra perturbando sua própria paz, lutando para mudar a si mesmo, mudar suas circunstâncias, ou mudar outra pessoa? Muitas vezes nós tentamos fazer as coisas acontecerem, para fazer as coisas funcionarem em nosso próprio caminho e em nosso próprio tempo! Tentamos em vão controlar pessoas e relacionamentos. Precisamos entender que a paz vem com rendição e um espírito de humildade! Até que concedamos o controle de nossas vidas a Deus e confiemos em seu poder, seu timing, seu caminho, nunca encontraremos paz!  O apóstolo Paulo aprendeu esta lição em sua vida. Depois de uma longa luta com pessoas difíceis e uma aflição dolorosa, ele desistiu. Ele rendeu tudo a Deus, e quando o fez, encontrou a paz! Observe as palavras de Paulo em Coríntios II 12:9-10. "e ele disse-me, minha graça é suficiente para ti: pois minha força é feita perfeita na fraqueza. Mais alegremente, portanto, eu prefiro a glória em minhas enfermidades, que o poder de Cristo pode descansar sobre mim. 10 Portanto, eu tenho prazer em enfermidades, em repreensões, em necessidades, em perseguições, em angústias pelo amor de Cristo: para quando eu sou fraco, então eu sou forte.  Compromete-te plenamente a Jeová Shalom, o Deus da paz. Vá com Jeová Shalom. O ponto de viragem no coração e na vida de Gideão é encontrado nas primeiras quatro palavras do versículo 22. Diz, "e quando Gideão percebeu." Gideão conseguiu! Ele percebeu que Deus não estava morto, Deus não estava ocioso, Deus não tinha deixado de amar e cuidar! Deus estava interessado e envolvido! Jeová Shalom tinha vindo para a terra para lutar por Israel e levá-los a uma vida de paz duradoura! Quando se trata de paz, o que importa não é quem você é, mas com quem você está! A verdadeira paz é encontrada apenas em um relacionamento correto com Deus. Não podemos esperar encontrar a paz em qualquer outra pessoa ou lugar. Deus permite ou até mesmo orquestra situações de tumulto, decepção, para que nós vamos olhar para ele. Precisamos lembrar que um mais Deus é a maioria! Quando você está em uma batalha, e não pense que você pode ganhar, lembre-se Jeová Shalom é com você. Ele vai lutar suas batalhas. Quando você é oprimido pela vida, e não pode ver uma saída, lembre-se Jeová Shalom é com você. Ele vai dar um jeito. Quando você está lutando com o pecado, e não acho que você pode superar, lembre-se Jeová Shalom é com você. Ele vai fazer com que você supere isso. Só Jeová Shalom pode pronunciar uma bênção da verdadeira paz sobre nossas vidas. Quando Jeová Shalom prometer seu poder e presença, a vitória será cumprida. Quando o senhor está com você,.... todas as coisas são possíveis.  Todos os dias re-comprometer-se à paz de Deus.

Lembra-te do teu altar! Em um sentido real, depois que Gideão construiu seu altar para Jeová Shalom, seus problemas estavam apenas começando. Se você ler o restante do capítulo e para o seguinte capítulo, você vai descobrir que Gideão enfrentou duas tarefas difíceis. 

 

Primeiro, nos versículos 25-32, Deus instruiu Gideon a destruir os bosques de Astarote. Esta foi uma coisa perigosa e ousada de fazer, porque esses deuses e bosques eram populares em Israel, e porque seu próprio pai era o líder do culto pagão, religioso em Israel.

 

Gideon entra a capa da noite, mas realiza sua missão. Há oposição, mas finalmente o pai de Gideon toma uma posição para Jeová e desafia Ba ' al a lutar por si mesmo! Deus já está no trabalho. Deus já está virando Israel, começando com o próprio pai e casa de Gideão.  Gideão ainda não tem certeza! Lutando com suas dúvidas e medos, Gideão retira seu velo e exige outro sinal de Deus! A refeição quente na rocha não foi suficiente! Conhecemos a história do velo. O que Deus está fazendo? Deus está respondendo ao interior mais medos e dúvidas de Gideão. Como a fé de Gideão é desafiada, ela cresce mais forte e mais confiante. O medo está ficando menor!

A presença de Deus e a paz estão crescendo!  Segundo, no capítulo 7, Gideão reúne um exército de 32000 homens prontos para lutar, mas Deus tem outras ideais. Deus comanda Gideão para talhar este exército para 300! Todos aqueles que estavam com medo foram demitidos.

Todos aqueles que beberam descuidadamente, foram enviados para casa. Deus queria aqueles que beberam com cautela, não tirando os olhos de uma ameaça potencial. Gideão e Deus ganham a batalha contra um exército de 125.000 midianitas,.... com 300 soldados!

Deus está ensinando Gideão, Israel, e nós, uma lição aqui. A paz de Deus pode encher nossos corações e viver no meio de circunstâncias opressivas e temíveis. Deus é um Deus de paz. Deus pode dar-lhe paz no meio de suas batalhas, suas dúvidas e medos!  Você está aqui com paz hoje? É hora de construir um altar! Não há paz além de Jesus Cristo, o príncipe da paz! Jesus veio para tomar o pecado que está em sua vida e da lei que aponta para fora; roubando-lhe a paz, e pregá-lo à sua cruz! Hoje, você pode ter a paz de Deus em seu coração e vida! Venha reivindicar o nome de Jeová Shalom! 

bottom of page