top of page

série: famílias irresistíveis

Sermão Dominical
Primeiro domingo – Noite

 

“Famílias irresistíveis confiam em Deus, sempre”

__________________________________________________________________________________________

Mateus 6.25-34

“ Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?

Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?

E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?

E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam;

E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.

Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?

Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?

Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;

Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.”

Por:

Pr. Purin Junior

__________________________________________________________________________________________
 

INTRODUÇÃO

Preocupação é uma reação presente em qualquer pessoa. As circunstâncias podem mudar, a cultura e o contexto podem ser outros. Porém, onde houver pessoas, certamente haverá pessoas preocupadas.

Como exemplo, em 2010 o IBGE fez uma pesquisa entre os brasileiros para saber quais são as suas maiores preocupações. Em um ranque de 5 posições, os que mais preocupam, do último para o primeiro lugar, são:

  • Custo de vida: como podemos gastar melhor o nosso dinheiro?

  • Emprego e Salário: como garantiremos o nosso sustento?

  • Segurança Pública: como viver seguros?

  • Educação: como oferecer futuro melhor para os nossos filhos?

  • Saúde: a maioria disparada, com 41% dos votos, pensa na saúde como aquilo que realmente pode fazer diferença entre a vida e a morte![1]

 

Esses dados são de 2010. Mas certamente refletem a realidade de hoje também. O que nos preocupa são as questões mais básicas da vida – comer, vestir, amanhã..

Preocupação é um tema tratado amplamente nas Escrituras Sagradas. Dificilmente há um outro pecado contra o qual o nosso Senhor Jesus Cristo advirta mais seus discípulos do que as preocupações inquietantes, desconfiadas e que distraem a atenção pelas coisas desta vida.

Tanto pobres quando ricos sofrem deste mal. Casas grandes e pequenas estão vulneráveis. Famílias turbulentas ou estáveis vivem à sombra das preocupações que tão facilmente tiram-nos a paz.

Ao ler este trecho do Sermão do Monte proferido por nosso Senhor, depreendemos algumas descobertas importantes sobre o preocupar-se:

  • A preocupação é condenável aos olhos de Deus. Sim, ela reflete nossos medos, temores e dúvidas acerca da soberania e cuidado perfeitos de Deus;

  • A preocupação é inútil. Não pode acrescentar nada à altura, idade ou extensão da vida de uma pessoa. Com as preocupações não se muda nem melhora nada;

  • A preocupação é destrutiva. Desperdiçamos tempo, energia e sentimentos sem alterar um milímetro as circunstâncias. Além disso, as preocupações geram tensão, acusações e culpas diante dos dilemas. Ela tende a afastar pessoas. Torna-as agressivas e defensivas.
     

A esperança surge quando lemos o texto e encontramos nele a verdade que Cristo revela como sendo as respostas que precisamos para vencer as preocupações e alcançarmos uma vida plena de paz, confiança e esperança diante das circunstâncias. Para tanto, uma atitude é necessária e suficiente – CONFIANÇA!

A única maneira que Deus nos deu para vencer as preocupações e seus efeitos desgastantes, inúteis e destrutivos é aprender a confiar nele e em seus propósitos. Quanto mais o conhecemos, mais descansamos porque ele sabe o que está fazendo.

É o que o texto nos diz: vejam! O significado desta expressão “ver” ou “olhar” tem sua aplicação na pedagogia. Tem a ver com “aprendam enquanto observam”!

Cristo nos convida a contemplar o modo de agir do Pai em favor daqueles que ele ama, que o amam. Ele não falha!

__________________________________________________________________________________________

 

A PALAVRA NA VIDA FAMILIAR
 

FAMÍLIAS IRRESISTÍVEIS CONFIAM EM DEUS, PORQUE...

  1. A confiança é o ÚNICO MEIO para vencer a ansiedade seja na vida pessoal ou familiar
     

O que os pássaros fazem na tempestade? Abrigam-se o melhor que podem e aguardam. É o que faz também o filho de Deus! Quando a tempestade se levanta, as preocupações insistem em dominar mente e coração, a família deve se abrigar na proteção de Jesus – e esperar! Bonhoeffer disse: “Creio que, em cada necessidade, Deus nos quer dar tanta força de resistir como precisamos. Mas ele não a dá antecipadamente, para que não nos fiemos em nós próprios, mas unicamente nele. A fé supera todo o medo do futuro.”

  1. A confiança em Deus é alicerce do seu Reino. Devemos sempre lembrar disso em nossas famílias.
     

A melhor maneira de definir o reino de Deus é o lugar, a circunstância, ou a pessoa em que Cristo é o Senhor. A maneira como Deus governa tudo reflete o seu glorioso caráter. Seu amor prevalece. Seu propósito é estabelecido. Não é fácil termos entendimento do que está acontecendo enquanto lidamos com a circunstância preocupante.

Nossa vida é uma tapeçaria. As circunstâncias são a tela. Deus é o tapeceiro. De onde conseguimos enxergar, muitas vezes só conseguimos ver os fios soltos, embaralhados, as pontas desconexas e desproporcionais. Porém, Deus, como o exímio tapeceiro vê do alto, ponto a ponto sendo dado de tal maneira que a obra final seja a mais bela que podíamos imaginar. Um dia, ele nos olhará do alto, da Glória e dirá: “era isso o que eu estava fazendo. Deste modo, eu governei a sua vida!”.

Lembre-se: perante Deus, nenhuma angústia é tão grande que ele não possa resolver, e nenhuma necessidade tão pequena que ele não possa enxergar. Deus se assenta acima de todas as medidas de espaço e de tempo deste mundo. Diante dele não existem coisas grandes e coisas pequenas. Seu Reino está firmado pra sempre.

Nossa família pode viver essa verdade inabalável se o reino de Deus for o principal. Ele deve governar tudo e todos no lar!

  1. Na família devemos sempre ter a certeza de que  a confiança em Deus é recompensada bondosamente por Ele.
     

Nos é garantido que o comer, o vestir e o amanhã são especialidades de Deus. Ele já está no futuro!

Ao declarar que buscar o reino de Deus em confiança trará a recompensa, Jesus é específico no que prometeu: todas essas coisas. A tradução “demais coisas” induz ao equívoco de que devemos ou podemos esperar por aquilo que não nos foi prometido. Algumas vezes, brota em nosso coração a frustração de achar que Deus não nos está respondendo ou abençoando, pois ele não nos “acrescenta as demais coisas”...

Uma leitura correta do texto nos faz enxergar que o cuidado de Deus e nossa confiança nele traz a recompensa segura de que nada do que é essencial nos faltará.

Podem não ser nossos mimos, mas certamente Deus não deixará que nos falte coisa alguma de maneira que não tenhamos motivos para agradecer e adorá-lo.

Na luta contra a preocupação que nos destrói, nos rouba as forças, o tempo e a paz, depositar nossa confiança em Deus é a única forma de enxergarmos o que Ele já tem feito em nosso favor!

 

 

 

Jesus apresentou todas as razões que comprovam por que preocupar-se com o amanhã é desnecessário e destrutivo. O hoje nos foi dado. Portanto, com gratidão devemos escolher confiar e descansar no propósito e na vontade do dono do Reino. Quando o amanhã chegar, haverá novos problemas, mas haverá também novas forças. Deus nos mune de forças, hoje, para enfrentarmos as dificuldades de amanhã.

A conclusão de todo o texto bíblico é que a vontade e a ordem do Senhor Jesus, é que por meio das orações e do exercício da confiança, nossa família possa obter forças e coragem para enfrentarmos juntos os nossos problemas cotidianos, além de nos prepararmos pra vencer as tentações que os acompanham.

Conclusão

Vale lembrar como palavra final o que o profeta Jeremias em meio às suas lamentações declarou com CONFIANÇA: “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã” (Lm 3.22,23). Por isso, descansemos hoje. Amanhã venceremos!

 

 

[1] Internet: http://www.todospelaeducacao.org.br/educacao-na-midia/indice/9909/pesquisa-do-ibope-mostra-principais-preocupacoes-dos-brasileiros/

bottom of page