top of page

Texto Bíblico: Cântico dos Cântico 2:12-14

 

“As flores começam a brotar nos campos;

é o tempo dos cantos dos pássaros.

Sim, chegou a Primavera.13 As árvores enchem-se de folhas e os cachos começam a aparecer nas vinhas. Já começam a cheirar bem! Levanta-te, amor, minha linda, e vem. Passou o inverno”.

 

O inverno em Israel é um período rigoroso, de intensas chuvas e muito frio.

Este livro é um poema, uma canção de amor entre Salomão e Sulamita e possui todo um significado alegórico do amor de Deus por seu povo.

Mas, neste trecho em específico, Salomão está apontando para algo que ocorre na Natureza que não ocorre por acaso:

“Porque eis que passou o inverno, a chuva cessou, e se foi”;

Era a chegada da Primavera anunciando que um tempo de esterilidade, de sono, de espera, de frio, de desconforto, de noites mais longas que dias, estas coisas teriam de dar lugar a um novo tempo.

Em nosso viver experimentamos o inverno:  tempos de recolhimento, em que as portas se fecham, em que nossa criatividade parece estar bloqueada, em que parecemos estar sonolentos.

Parece que a vida ficou com menos cor, o céu fica mais tempo cinza, as circunstâncias do ambiente ao nosso redor, seja instabilidade financeira, seja a saudade, seja alguma dor que nos trouxe alguma paralisia, instabilidade na saúde do corpo, crise existencial, perdas, traições, enfim.

São as adversidades da vida que sobrevêm a todos assim como os invernos, é o tempo de parar, refletir e esperar passar o frio.

Há pessoas hoje que estão ouvindo este sermão que estão atravessando o inverno:

lágrimas, espera, prostração, fraqueza espiritual, impotência como aqueles dias em que a chuva cai grossa e não podemos fazer nada além de olhar ela cair parados debaixo de uma qualquer lugar coberto.

 

Deus nos ama e ele quer nos dá um novo tempo!

O anúncio de Salomão aqui é que acabou. Os períodos difíceis terminam em algum momento. ALELUIA!

Estava chegando o tempo das flores. As flores são responsáveis pela reprodução (sexuada) das plantas. Elas não apenas enfeitam e perfumam a terra como por causa delas as espécies irão se perpetuar.

As aves machos, como apontou Salomão, começam a cantar porque a mudança da estação, com o aumento das horas de luz, induzem que a hipófise libere um hormônio que desencadeia a necessidade do acasalamento e então começam a cantar para atrair as companheiras.

É um tempo de novidade, tempo de prazer, das nossas ideias ganharem mais expressão e ficarem mais claras, de vida nova, de recomeçar.

Tudo de Deus é perfeito.

Salomão estava dizendo à sua amada, sua noiva, que tudo propiciava a união, o prazer, o amor, o encontro dos dois estava ganhando uma vitalidade assim como a terra e era tempo de ficarem juntos e se namorarem. Tempo de amor.

Este tempo um dia também chega na vida de todos.

No nível espiritual é o tempo de se achegar a Deus e experimentar o gozo e alegria de estar perto dele. Tempo de sentir sua Presença e ser mais iluminado por ela. Este tempo de receber mais luz, mais conhecimento, mais revelação, irá produzir novidade de vida.

Tempo dos frutos do Espírito, da alegria, de beleza, da vida ganhar todo um sentido, inclusive a vida espiritual. Talentos surgem. Respostas de oração. Propósitos ganhando forma. Início, sinais de promessas se cumprindo.

O novo de Deus chega cedo ou tarde!

Se você tem fé, independentemente de sua religião, receba isso como algo profético em tua vida!

UMA CANÇÃO DE AMOR

bottom of page