Série 21 Dias de Transformação Radical - Parte II - Vazio para ser preenchido
Às vezes, uma conversa fácil entre amigos pode ter ramificações muito além do que qualquer pessoa espera.
Tal foi o caso no verão de 1872 perto de Dublin, na Irlanda, quando dois evangelistas proeminentes estavam discutindo sobre ministério.
Os dois homens eram os evangelistas britânicos Henry Varley e o famoso evangelista americano Dwight L. Moody.
A conversa deles contém uma das citações mais lembradas atribuídas à vida e os tempos de Moody. A observação que afetou para o resto de sua vida.
Na manhã após uma reunião de oração durante toda a noite, enquanto os dois homens caminhavam de volta do terreno da mansão onde tinha sido realizada a reunião, Varley soltou um breve, mas instigante declaração a Moody. Isto é como Moody escreveu em um de seus diários:
"O mundo ainda tem que ver o que Deus pode fazer com e para e através de um homem que está totalmente e inteiramente consagrado a Ele."
. . . Um homem! Varley disse: qualquer homem. Varley não disse que ele tinha que ser educado, ou brilhante, ou qualquer outra coisa. Apenas um homem. Bem, pelo Espírito Santo em mim eu vou ser este homem disse Moody.
As palavras de Henry Varley ficaram indelevelmente fixadas no coração e na mente Dwight Moody e foram uma tremenda motivação para o evangelista americano talentoso por todo o seu ministério.
Este episódio da vida de Moody nos encoraja a lutarmos com a questão do que significa ser capacitado pelo Espírito Santo.
A chave para viver bem a vida cristã está em ser controlado pelo Espírito Santo, que fornece energia para andar "digno da vocação a que fostes chamados" (Ef. 4: 1).
A menos que você seja controlado pelo Espírito de Deus, você nunca pode andar em humildade, amor, unidade, luz e sabedoria.
A vida de Deus na alma do homem é a única maneira que qualquer um pode viver uma vida justa. Para andar sem o Espírito é andar sem sabedoria (5:15 Ef. -17).
O controle do Espírito Santo é uma realidade profunda na vida do crente, e entender que pode mudar sua vida.
Então, vamos olhar para o que significa ser cheio do Espírito?
Comando de Deus para "preencher"
Efésios 5:18, contém esse imperativo do Apóstolo Paulo: "Enchei-vos do Espírito." Este, liminar simples conciso é carregado de significado para você, se você é um crente.
No entanto, esse significado é muitas vezes incompreendido, mal aplicado ou não atendidas por completo. Para começar, muitos cristãos não são claros sobre o que o versículo não significa. Depois de descartar os significados incorretos você pode então se concentrar no que Paulo está realmente dizendo.
Equações erradas para o Preenchimento
Em primeiro lugar, esta frase não está comandando cristãos vazios para adquirir algo que ainda não tem. Cada um de nós possui todo o Espírito Santo a partir do momento em que nos arrependamos e cremos:. "Você não está na carne, mas no Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vós Mas se alguém não tem o Espírito de Cristo, ele não pertence a ele e se Cristo está em vós, o corpo está morto por causa do pecado, mas o espírito está vivo por causa da justiça "(Rom. 8: 9-10)..
Em segundo lugar, a frase de Paulo não está igualando plenitude do Espírito com o enchimento com o Espírito. Enchimento do Espírito Santo não é uma experiência extra que você precisa procurar; é algo que você tem a partir do momento em que são guardadas. Este enchimento é uma realidade teológica, um ato pelo qual Jesus Cristo, através da atuação do Espírito coloca-o no corpo de Cristo (1 Cor 12:13;. Cf. João 7:37 -39).
A Equação de direito para o Preenchimento
Um entendimento da palavra grega para "ser preenchido", plerousthe, revela claramente o significado correto do comando de Paulo em Efésios 5:18. A tradução literal do verbo iria ler algo como "ser mantido cheio." A ideia é de nos mantermos constantemente preenchido, se dando a cada momento para a liderança do Espírito.
"Enchei" é na verdade na voz passiva e indica que receberá a ação - o Espírito Santo está continuamente enchendo você. É simplesmente uma outra faceta do ministério da habitação do Espírito, que permite que você tenha, a eficácia diária momento-a-momento e satisfação na sua vida cristã.
Facetas de Enchimento Espiritual
Quando usamos a palavra preencher normalmente pensamos de algo que está sendo colocado em um recipiente tal como o leite que está sendo derramado até a borda de um copo, água que está sendo executado em uma banheira, ou a gasolina que está sendo bombeado para um tanque de gás. Mas nenhum desses exemplos transmite precisamente o significado de encher ou ser enchido como faz o pleroo grego, uma forma das quais é usado em Ef 5:18.
Pleroo tem três tons de significado que são úteis para ilustrar o significado bíblico do Espírito-cheio.
O primeiro carrega a ideia de pressão. É usada para descrever as velas de vento ondulando em um navio, fornecendo o ímpeto para mover a embarcação através da água. No reino espiritual, este conceito descreve o Espírito Santo fornecer o impulso para mover o crente para o caminho da obediência. O Espírito Santo precisa nos levar para as direções corretas.
Outro exemplo útil deste primeiro sentido é uma vara pequena que flutua em um córrego. A maioria de nós já jogou um pedaço de pau em um rio ou lago e, em seguida, o viu flutuando, propelido apenas pela força da água. Para ser cheio do Espírito devemos ser levados pela pressão da graça do Espírito Santo.
Pleroo também pode transmitir a ideia de permeação. O analgésico conhecido Alka Seltzer ilustra esse princípio de forma bastante eficaz. Quando você soltar um ou dois comprimidos em um copo de água, eles imediatamente começam a dissolver. Logo os comprimidos são transformados em bolhas claras em todo o copo, e a água é permeado com o aroma distinto do Alka Seltzer. Em um sentido similar, Deus quer que o Espírito Santo permeie o sabor de nossas vidas.
Há um terceiro significado da pleroo, na verdade, a principal no Novo Testamento, que transmite a sensação de domínio ou o controle total. Ele é usado pelos evangelistas para indicar que as pessoas foram dominados por uma certa emoção.
Em Lucas 5:26, depois que Jesus repreendeu os fariseus e curou o paralítico, o povo ficou atônito e "cheio de medo." Em Lucas 6:11, quando Jesus restaurou a mão de um homem no sábado, os escribas e fariseus "estavam cheios de raiva." Quando nosso Senhor disse aos discípulos que Ele logo estaria deixando-os, Ele falou de sua reação: "a tristeza encheu o vosso coração" (João 16: 6). Cada um desses usos revela uma emoção tão grande dentro das pessoas que dominavam seus pensamentos e excluídas todas as outras emoções.
A maioria das pessoas são capazes de equilibrar suas emoções. Mas há momentos em que o equilíbrio emocional é levado de um extremo ao outro.
Tais ocasiões podem incluir um casamento, a morte de um familiar próximo, ou um caso de extrema urgência ou julgamento.
Quando alguém é totalmente dominado por uma reação emocional em particular em contextos seculares, pode ser tolo, pecaminoso, um desperdício de tempo, ou até mesmo assustador e fisicamente prejudicial.
Mas em nossa vida espiritual somos ordenados a ceder o controle total do Espírito Santo, para cada emoção, pensamento e ato de vontade é sob sua direção. Esse tipo de controle espiritual completo é para nosso benefício e em total sintonia com a vontade de Deus.
Uma passagem paralela a Efésios 5:18 é Colossenses 3:16, o que explica de uma forma ligeiramente diferente o significado do comando "ser cheio do Espírito Santo."
O apóstolo Paulo diz: "A palavra de Cristo ricamente habitar dentro de você."
Só podemos ser cheios do Espírito somente quando controlado pela Palavra. É conhecer a verdade e obedecê-la.
Então, ser preenchido com o Espírito significa ser pressionados, permeado, e dominado pelo Espírito e da Palavra de Deus, o que você pode esperar que aconteça em sua vida como um resultado direto? Vamos olhar para os resultados de ser cheio do Espírito.
Consequências práticas de ser cheio do Espírito Santo
O apóstolo Paulo nos fala com três claras evidências para julgar plena operação do Espírito Santo em nossas vidas.
O Apóstolo Paulo segue o seu comando inspirado que sejamos cheios do Espírito por atestando o que será evidente em sua vida se você realmente obedecer a essa exortação:
“Falando entre vós com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de coração ao Senhor; dando sempre graças por tudo, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo a Deus, o Pai; e estar sujeito a um outros no temor de Cristo (Ef. 5: 19-21).
Cantar ao Senhor
Mas há uma relação - a primeira consequência de ser cheio do Espírito é que você vai ter uma canção em seu coração - e outras passagens da Escritura nos ajudarão a entender isso.
Se existe alguma coisa tangível na vida cristã, que deveria ser as músicas que se elevam a partir de nossos corações, como resultado da alegria que temos em submeter-se a Deus.
Dando graças ao Senhor
Efésios 5:20 nos dá uma segunda virtude que irá resultar quando um crente é verdadeiramente cheios do Espírito: ele será grato para com Deus. Tenho sido muito convencido de que a gratidão é o único maior ato de adoração pessoal que nós podemos render a Deus. William Hendriksen presta apoio a esta afirmação: "A expressão de gratidão é, portanto, uma resposta mais abençoada para favores imerecidos Enquanto dura, preocupações tendem a desaparecer, as queixas desaparecem, coragem para enfrentar o futuro é maior, resoluções virtuosas são formadas, a paz é. experiente, e Deus é glorificado.
Gratidão genuína também vê para além da circunstância difícil para o plano soberano e o propósito de Deus (cf. Rm. 8: 28-29).
Submeter-se a um outro
A terceira consequência prática de ser cheio do Espírito Santo é a submissão mútua a outros crentes "e estar sujeito a uns aos outros no temor de Cristo" (Ef. 5:21). Mais uma vez, este aspecto da vida cheia do Espírito reflete e reúne um princípio encontrado em muitos outros lugares nas Escrituras.
A Bíblia está repleta de declarações e exortações sobre a importância de ser sujeitos a um outro e ministrar uns aos outros.
A palavra "submissão" do ponto de vista do mundo tem a conotação de fraqueza ou ceder a uma autoridade muito mais forte, arrogante. Mas isso não é o que significa biblicamente.
Estamos a fazer isso voluntariamente.
A única maneira de apresentar voluntariamente e alegremente ao Senhor e uns aos outros no Corpo de Cristo é sendo cheio do Espírito. Ele é o único que realmente nos faz dispostos a seguir o caminho estreito de submissão e abandonar nossas vontades para a Sua.
Quando você se render ao controle do Espírito de Deus, você vai encontrá-Lo produzindo coisas incríveis em você - coisas que são inteiramente os seus feitos. Paulo chama essas bênçãos maravilhosas do fruto do Espírito, e eles são: "amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio" (. Gl 5: 22-23).
A pessoa que está cheio do Espírito Santo e que dá fruto do Espírito é a pessoa que pertence a Cristo e que tem "crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos pelo Espírito," Paulo continuou, "andemos também pelo o Espírito "(Gl 5: 24-25.).