Série 21 Dias de Transformação Radical - Parte V - Senhor, por favor. Me mude!
Suas protuberâncias?
Se você pudesse agitar uma varinha mágica e alterar sua aparência externa, seria um retoque leve ou um makeover extremo?
Acho que todos nós passamos por períodos onde queremos desesperadamente mudar nossa aparência externa.
Mas se é difícil mudar do lado de fora, parece infinitamente mais difícil de mudar por dentro.
Se há alguma coisa que nós sabemos sobre a natureza humana, é que as pessoas mudam lentamente. Pense sobre as lutas da sua vida. O que você mudaria sobre si mesmo por dentro se você pudesse?
Seria um espírito impaciente?
Seria uma língua crítica?
Seria inveja ao seu redor?
Seria um espírito de descontentamento?
Teria que ser persistente ressentimento?
Não seria luxúria pode conquistar?
Seria má gestão financeira?
Seria uma consciência pesada?
Seria uma incapacidade de trabalhar com os outros?
Poderia isso ser arrogante teimosia?
Seria um espírito crítico?
Seria um temperamento?
Seria o profundo desânimo?
Seria uma incapacidade de apreciar a vida?
Seria um espírito ingrato?
Seria uma vida desorganizada?
Seria uma incapacidade de dizer não?
Seria uma maldade que não consegue se livrar?
O que você mudaria sobre si mesmo, se pudesse?
Todos nós queremos mudar alguma coisa, mas não sabemos como fazer isso e não sabemos onde começar. Todos sonhamos ser algo diferente e melhor do que a pessoa que somos hoje.
Isto leva-me ao meu texto, um dos mais conhecidos versos no novo testamento:
"E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para poder provar o que é bom e aceitável, e perfeita vontade de Deus." (Romanos 12:2).
"Estamos todos sobre transformação."
Isso é exatamente como deveria ser.
"Estamos todos sobre transformação."
Agora "Aperte o cinto,". Não é fácil e não era para ser fácil. Se fosse fácil, qualquer um poderia fazê-lo.
Aqui é o meu posto-chave. A maioria de nós muda muito lentamente. E poucos de nós fazem quaisquer mudanças duradouras, exceto sob pressão e como resultado da dor pessoal.
Não há nenhum crescimento sem luta. "Sem dor, sem ganho."
Hábitos de longa data podem ser alterados, mas isso não vai acontecer durante a noite.
Padrões do pecado podem ser quebrados, mas será preciso mais do que uma rápida oração no final de um serviço de adoração. Você pode ver um crescimento significativo em sua vida espiritual, mas isso não vem sem um custo.
Em Romanos 12:2 se trata. Diz-nos que nós podemos ser transformadas quando nossas mentes são renovadas. Como isso acontece?
1) nós devemos ser transfigurados no interior.
Observe a palavra "transfigurada". A palavra grega para "transformado" em Romanos 12:2 está relacionada com a metamorfose. Lembra da aula de Ciências da 7ª série que a metamorfose é o processo pelo qual uma lagarta se torna uma borboleta e um girino torna-se um sapo. É uma mudança gradual no interior que produz uma transformação total do lado de fora.
Eu estou usando a palavra "transfigurar" porque esta mesma palavra grega é usada para a Transfiguração de Cristo, quando a verdadeira glória de Cristo começou a brilhar através de sua humanidade e "ele foi transfigurado diante deles, e as roupas dele tornou-se radiante, intensamente branca, como ninguém na Terra poderia branqueá-los" (Marcos 9:2-3). A palavra significa para ser alterada ou transformada de uma coisa para outra.
Pense desta forma.
Quando Jesus foi transfigurado, ele não cessou de ser Jesus.
Naquele momento, eles viram o "verdadeiro Jesus," o verdadeiro filho de Deus do céu. Ele não cessou de ser um homem, mas sua verdadeira identidade foi revelada a eles como "Deus verdadeiro de Deus verdadeiro".
Quando Jesus foi transfigurado, ele não cessou de ser Jesus.
Considere o que acontece quando uma lagarta entra no casulo, apenas a surgir mais tarde como uma borboleta. A lagarta não muda sua natureza básica. Metamorfose revela o que sempre existiu nos genes da lagarta.
As lagartas não podem voar.
Mas eles nasceram para voar.
Como resolver este dilema?
Metamorfose!
Quando mudou a lagarta em borboleta, torna-se o que Deus sempre pretenderam ser.
Quando o Apóstolo João disse que "agora nós somos filhos de Deus, e o que seremos ainda não tornou-se conhecido" (1 João 3:2), ele estava falando sobre o nosso futuro quando estaremos com o senhor no céu. Mas também é verdade nesta vida. Deus trabalha no ramo de transformação, e você não pode dizer que vai acabar onde ou planos que Deus tem para você e para mim amanhã.
Deus é determinado que todos seremos como Jesus no final. Romanos 08:29 diz que: "predestinou para serem conformes à imagem de seu filho."
No ano de 1464 um escultor chamado Agostino di Duccio começou a trabalhar em um enorme pedaço de mármore falho. Com a intenção de produzir uma escultura magnífica de um profeta do antigo testamento para uma catedral em Florença, na Itália, ele trabalhou por dois anos e depois parou. Em 1476, Antonio Rossellino começou a trabalhar no mesmo pedaço de mármore e com o tempo abandonou também.
Em 1501, um escultor de 26 anos de idade chamado Michelangelo foi oferecido uma soma considerável de dinheiro para produzir algo de valor daquele enorme bloco de mármore, chamado "o gigante". Como ele começou seu trabalho, ele viu uma grande falha na parte inferior que tinha na mão de outros escultores, incluindo (diz) Leonardo da Vinci. Ele decidiu transformar essa parte da pedra em um toco de árvore quebrada que apoiaria a perna direita. O resto trabalhou por quatro anos até que ele tinha produzido o incomparável "David". Hoje, a estátua permanece em exposição na Galeria Academia em Florença, onde as pessoas vêm de todo o mundo para visualizá-lo. Mais que uma obra-prima, é uma das maiores obras de arte já produzidas. Ele afirmou que não há nenhuma estátua mais perfeita.
Como ele fez isso? Aqui está a resposta em suas próprias palavras:
"Em cada bloco de mármore vejo uma estátua como planície como se estivesse diante de mim, em forma e perfeito em atitude e ação. Eu tenho apenas que cortar fora as paredes ásperas que aprisionam a adorável aparição para revelá-lo aos outros olhos, em meu entender."
Todos nós somos obras em andamento.
Dito em termos mais coloquiais, "Eu cortei fora tudo o que não parece com o David."
Agora isso se aplica à vida espiritual. Todos nós somos obras em andamento. Somos não terminados, não glorificados, não aperfeiçoados, não concluídos. Estamos todos "em construção". Se você já visitou uma zona de construção, você sabe que é barulhento e fica confuso. Enquanto o serrar e martelar continua, é difícil imaginar qual será o resultado final. Mas Deus nunca para de funcionar em nós, porque não há tanto trabalho que precisa ser feito.
2) devemos reprogramar as nossas mentes.
Paulo aqui colocar a ênfase na renovação da mente.
Eu sou meu pior inimigo.
Como chegamos a mente "renovada", que Paulo fala de em Romanos 12:2?
Minha resposta é simples, apesar de ser o trabalho de uma vida. O desejo deve ser combinado com a disciplina.
Não acontecerá por acidente.
Não pode acontecer sem o Espírito Santo.
Isso acontece quando fazemos um compromisso pessoal.
Isso acontece com o encorajamento divino dos outros cristãos.
Isso acontece quando nos tornamos o que Deus nos criou para ser.
Acontece pela maneira que nós vemos a glória de Jesus Cristo.
No túmulo de Ruth Graham. Gravado na sua lápide estão estas palavras:
"Fim da construção. Obrigado pela paciência."
Shhhh. Ouve-se o som fraco do martelar e serrar no interior? Silêncio. Quando Deus finalmente acabou, você vai ser como Jesus.
Amém
Texto Bíblico: Romanos 12:2
Suponha que você pudesse mudar alguma coisa sobre si mesmo, onde você começaria? Muitos de nós iriamos começar pelo lado de fora. Você
Mais magro?
Mais alto?
Mais curto?
Mais bonito?
Você mudaria...
Seus olhos?
Seu cabelo?
Os dentes?
Suas pernas?