top of page

Minha igreja tem Células. Minha igreja Multiplica - PAIXÃO PELAS ALMAS | APASCENTA OS MEUS CORDEIRINHOS E OVELHAS VIII

Texto Bíblico: João 21:15-17

 

Introdução: Nós amamos Jesus, porque ele nos amou primeiro (Jo 4:19).

 

Quando amamos alguém, desejamos servi-lo.

 

Por exemplo, os pais amam seus filhos, e eles expressam seu amor por alimentação e cuidando deles.

Quando nós amamos Jesus, temos um dilema, porque ele é o Deus todo-suficiente, que habita no céu e nós temos dificuldade em expressar nosso amor a ele.

 

Portanto, muitos cristãos pensam que louvando a Deus é tudo o que eles precisam fazer.

 

O apóstolo Pedro anteriormente expressou seu amor por Jesus, declarando em voz alta que ele não iria abandonar o Senhor (Mat. 26:33).

 

Jesus diz a Pedro que se ele o amava, então ele deveria alimentar suas ovelhas (ie. Os cristãos) em vez de meramente gabar-se de seu amor por ele.

Neste capítulo, vemos duas principais funções de um cristão, ou seja, o de evangelizar (simbolizado pela pesca) e o da edificação (simbolizado pelo pastoreio).

 

Edificar cristãos é muito mais difícil fazer do que evangelizar, porque ao contrário do evangelismo, é um trabalho interminável.

 

Além disso, edificante envolve o uso de meios muito mais difícil (ex. estudos bíblicos, discipulado) do que o evangelismo.

 

Portanto, Jesus teve que dizer a Pedro para alimentar as ovelhas dele três vezes, mas ele não precisou dizer aos seus discípulos para "IDE e pregai o evangelho" três vezes.

 

O que Jesus falou a Pedro nesta passagem, os princípios ensinados são aplicáveis a todos os cristãos.

Apascenta os meus cordeiros: "Inocentes" referem-se aos cristãos fracos ou imaturos.

 

Quando nós amamos Jesus, nós devemos expressar o nosso amor a ele, alimentando todos os cristãos fracos e imaturos. "Alimentamos"-os, ensinando-lhes a palavra de Deus. Alimentá-los com o puro "leite da palavra de Deus" (I Pe 2:2) é a coisa mais importante que devemos fazer para os "inocentes" espirituais.

 

Devemos reforçar as verdades simples, mas vitais da doutrina cristã, por exemplo. a certeza da salvação, a importância da oração e estudo da Bíblia. Ainda não estão prontos para as mais difíceis ("carne forte" Heb. 6:12-14) doutrinas da fé cristã, por exemplo. As doutrinas da eleição, a soberania de Deus.

 

Portanto, até mesmo jovens cristãos devem ser capazes de alimentar "cordeiros" com o simples "leite da palavra de Deus."

 

Além de alimentar com a palavra de Deus, nós também deve alimentá-los, dando-os uma recepção calorosa para o recém-chegado, fazendo amizade com os solitários, incentivando o tímido, sendo modelos para os jovens, alimentar os famintos, fornecendo recursos para os necessitados, oferecendo hospitalidade, orando por todos, etc.

Apascenta as minhas ovelhas: No versículo 16, Jesus diz a Petro para alimentar suas ovelhas.

 

Em grego, a palavra "alimentar" é diferente do utilizado no versículo 15. Neste versículo a palavra "alimentar" significa ""pastor, "cuidar".

 

Em outras palavras, além de alimentação com a palavra e atos de disposição, também inclui guiar, avisar, proteger, disciplinar, restaur, etc.

 

As ovelhas"palavra" referem-se aos cristãos mais maduros.

 

Quando amamos Jesus nós expressamos nosso amor a ele por pastoreio por advertindo-os contra falsas doutrinas, protegendo-os de associações erradas, discipliná-los, treiná-los, restaurar os desviados, etc.

 

Todos os pais cristãos é um pastor para seu pequeno rebanho. Nós devemos não só pastorear as ovelhas em nossa própria igreja, mas também pastorear outras ovelhas carentes em outros lugares, através de um programa de missões.

 

No versículo 17, a palavra "alimentar ' é a mesma que a usada no versículo 15, ou seja, fornecer alimentos apenas. Jesus reverte para usar esta palavra para enfatizar que alimentando com a palavra de Deus é, de longe, o mais importante meio de edificar os cristãos. Embora as outras atividades são importantes, a Palavra de Deus ainda é a atividade mais importante. Se um cristão é um cordeiro ou uma ovelha, ele sempre precisa de ser alimentado com a palavra de Deus através de professores de escola dominical, Bíblia-professores e pregadores.

Conclusão:

 

Nós estão alimentando ovelhas e cordeiros de Jesus? Ou estamos sempre à espera de ser alimentado por outros?

 

A motivação para a alimentação de ovelhas de Jesus deve ser o amor por ele. Qualquer outro motivo não será aceitável a ele. Além disso, se for meramente por amor pelas pessoas que nos faz alimentá-los, em breve estaremos desencorajados a fazê-lo - porque pessoas inevitavelmente nos decepcionam.

Portanto, devemos perceber que  alimentar pessoas é essencialmente uma expressão do nosso amor a Jesus, que nos amou primeiro.

 

Esses atos de alimentar pessoas fazem parte da nossa adoração a ele.

 

Quando consideramos esses atos de alimentação como a Jesus e nossas recompensas a partir dele, então podemos servir sacrificialmente e alegremente.

 

Pedro se lembrou da exortação de Jesus e mais tarde escreveu que deveria "alimentar o rebanho de Deus" (I Pe 5:2).

Não há melhor lugar de fazer isto do que nas Células.

 

bottom of page