top of page

Minha igreja tem Células. Minha igreja Multiplica - PAIXÃO PELAS ALMAS | DISCIPULADO IV

Texto Bíblico:  Filemon 1:1-25

 

Vamos continuar falando sobre discipulado. Discipulado um a um é o coração do jeito de ser de nossas células – as células da IBE.

 

Você já ouviu estas frases: Eu faço o que eu quero! Eu já sou maior de idade! Sou dono(a) do meu Nariz!!

 

Satanás vem disseminando no coração das pessoas um conceito errôneo de Liberdade, (Pois ele só sabe fazer isso, deturpar linguagem e princípios), ele diz às pessoas que a verdadeira Liberdade é poder fazer tudo o que vem a sua mente, não se importando com 

quais vão ser as consequências (Começou lá no Édem e se arrasta até hoje); ele só mostra a parte boa, e a ruim ele sempre oculta.

 

Satanás sabe que a base da preservação e do crescimento é o Discipulado, isso em todas as áreas da Vida, Espiritual, Emocional e Física.

 

O Discipulado ocorre quando uma pessoa mais madura ajuda uma pessoa mais nova. (ser mais maduro não significa necessariamente que tenha que ser mais velho de idade)

 

O Discipulado é a ferramenta que nos leva ao crescimento em todas as áreas.

 

Analise o quanto você já cresceu graças ao discipulado, você não sabia andar, falar, ler, escrever, dirigir, não sabia uma profissão, não sabia nada a respeito da Bíblia e tantas outras coisas em tantas áreas, que aprendeu graças ao Discipulado.

 

Aprendeu também muitas coisas erradas que não te faria falta alguma, até seria muito benéfico que nunca tivesse aprendido, graças a que? Graças ao Discipulado!

 

O Discipulado é uma benção na vida do Homem, Satanás sabe o poder do discipulado, o quanto ele pode trazer crescimento na vida do homem, então, ele tenta gerar nos corações do homem, o espírito de solidão e rebeldia, para que a pessoa não mude, não cresça, mas que ela permaneça no erro e vá para o Inferno.

 

A base do verdadeiro discipulado é o AMOR e não o EGOÍSMO; No mundo a base do discipulado é o Egoísmo, O ímpio só investe seu tempo discipulando alguém, quando ele tem algum interesse pessoal.

 

No Cristianismo a base do Discipulado é o Amor, discipulamos não pensando no nosso bem, em lucro próprio, mas pensamos no Mandamento de Cristo (Mt.28:19 e 20) e na Alegria, na Satisfação Espiritual que sentimos ao vermos o crescimento do Discípulo. (Flm.1:7).

 

O Discipulado é Toque (Convivência, Diálogo);

 

A convivência vai revelar o coração do discípulo, fazendo com que o discipulador possa trazer tratamento e consequentemente cura para o corpo e para a Alma do Discípulo.

 

A única forma de se obter sucesso no discipulado, dele ser eficaz é se o discípulo falar a verdade e estiver disposto a colocar em prática os conselhos dados através da palavra de Deus; Um exemplo prático: é Como um paciente que vai ao médico, e descreve os sintomas da doença que está lhe afligindo, então o médico lhe prescreve um remédio, baseado nas descrições do paciente e dos exames que foram feitos. Mas e se o paciente mentir ao médico em relação aos sintomas que está sentindo, ou se o médico lhe der um remédio e ele não tomar, vai acontecer a cura?  (Hb.4:13; 13:17)

 

A Chave do Discipulado é a Liderança pelo Exemplo, Antes de Jesus vir ao mundo os Lideres religiosos discipulavam por palavras, e isso é religião, mas quando Jesus veio Ele demonstrou a verdadeira Fé, a verdadeira Liderança, o verdadeiro Discipulado, que é pelo Exemplo(Jo. 15:13; Tt. 2:7 e 8; I Co. 11:1; Fp. 3:17).

 

O Segredo do Poderoso Resultado obtido no Ministério de Cristo não está nas curas, nem nas expulsões de demônios, nem em todos os seus outros milagres, nem em seus maravilhosos Sermões Coletivos, mas no seu discipulado 1 a 1 feito com seus 12.

 

Se quisermos ter um resultado poderoso em todas as áreas de nossas vidas, precisamos investir no discipulado, pois todos os nossos bens se acabam, mas as palavras ditas e escritas nas taboas do coração de um discípulo que te ouve nunca passarão (Mt.24:35) e poderão mudar toda uma geração (Jn. 3:10)

 

No texto que acabamos de ler encontramos o Ap. Paulo (o Velho) enviando uma carta a Filemom, Um homem rico que o Ap. tinha ganho e discipulado e que agora era um Líder de Célula Desatado (Flm. 1:2).

 

Filemom tinha um Escravo (explicar a questão cultural) chamado Onésimo, que tinha fugido (antes de conhecer o Evangelho), e o Ap. Paulo pela vontade de Deus encontra esse escravo fugitivo chamado Onésimo numa cadeia e o discípula a respeito do Evangelho de Jesus, e ele se converte, se tornando uma benção, e passa a ser muito útil ao ministério de Paulo.

 

Naqueles dias em que Paulo e Onésimo estiveram juntos, ambos contaram suas histórias de vida, dando assim ao Ap. Paulo a possibilidade de detectar pendências no passado de seu discípulo que precisavam ser resolvidas.

 

Paulo era consciente da cultura e mesmo que não concordasse, entendia a Responsabilidade que temos que ter na Liberdade (Para que não se transforme em Libertinagem), e também que é melhor obedecer do que sacrificar, que temos que dar a César o que é de César, ou seja, se a Lei da época aprovava esta pratica, ele tinha que acata-la.

 

No Discipulado é descortinado o coração do discípulo e do Discipulador; Paulo podia ter dado um jeitinho (artimanha do Diabo, e infelizmente muitas Igrejas e pastores caem; “Venha como está e permaneça, não precisa mudar, o importante é fazer número”, sinto em informar que esse não é o Evangelho de Jesus; Evangelho de Jesus tem Cruz, tem muitas Renuncias” Mt.16:24).

 

Só que esta História nos mostra algumas Lindas Lições sobre:

 

I – O DISCIPULADO NOS LIBERTA DA CONDIÇÃO DE ESCRAVO

 

E NOS TIRA DAS VERDADEIRAS PRISÕES v.10,16

 

* Que grande ironia, quisera Deus, que um escravo fosse livre numa prisão, preso no mundo físico, mas liberto no mundo Espiritual.

 

Porque foi tão necessário que Paulo (Discipulador) e Onésimo (Discípulo) fosse para a Prisão?

 

Para Paulo a prisão foi o meio que o Espírito Santo usou para para-lo e fazer com que ele escrevesse cartas que consolidaria muitas Igrejas da época e que consolida as Igrejas até hoje (porque é a palavra inspirada de Deus), e também foi o meio de leva-lo a um lugar em que pregaria para um homem que faria a diferença no Reino.

 

Para Onésimo a prisão era o único meio de levá-lo a reflexão e de fazê-lo ouvir, coisas que se não estivesse preso ali não pararia para ouvir.

 

As prisões nos levam a reflexão e nos fazem ouvir quem e o que não ouviríamos antes!

 

Onésimo ficou um tempo preso no mundo físico e quando foi libertado também já estava livre no mundo Espiritual; Onésimo precisava ficar um tempo preso para poder ouvir a palavra e mudar seu comportamento de Vida, muitas prisões em nossas vidas (Emocionais e Físicas), são para nos libertar das verdadeiras prisões (Espirituais)

 

II – O DISCIPULADO TRANSFORMA UMA PESSOA INÚTIL

 

EM UMA PESSOA ÚTIL v.11

 

Existe um Antes e um Depois do discipulado na vida de Onésimo:

 

Antes de Jesus entrar em sua vida, era um Escravo fujão e Inútil, que fazia mal feito o serviço e isso quando fazia. (ele talvez fosse assim {um inútil} porque era revoltado por ser um escravo);

 

Depois do Evangelho de Cristo entrar no seu coração Onésimo se torna um Homem Literalmente Livre, extremamente Útil, tanto no trabalho físico (para Filemom), quanto no trabalho Espiritual (para Paulo).

 

Paulo compra Onésimo de Filemom, tamanha a sua utilidade, para que ele pudesse servir na obra do Senhor, Jesus também já te comprou, tamanha a tua utilidade no Reino de Deus.

 

(Eu tenho certeza que ainda que ele fosse obrigado a voltar a ser um escravo no mundo físico, nunca mais seria o mesmo homem revoltado, inútil e fujão, pois estava livre no Mundo Espiritual, não era mais um Escravo Espiritual, poderiam aprisionar seu corpo, mas não seu Espírito).

 

Enquanto não cumprimos a vontade do Pai em ganhar almas, levar a salvação a outros, somos como servos inúteis (Mt.25:24-30; Mt.3:10; Lc.13:6-9 – Deus nos aduba, Ele vê se ainda temos jeito)

 

REPETIR: EU SOU EXTREMAMENTE ÚTIL NO REINO DE DEUS, POR ISSO JESUS ME COMPROU !!!

 

III –O EVANGELHO TRANSFORMA UM ESCRAVO EM UM IRMÃO

 

E O DISCIPULADO TRANSFORMA UM IRMÃO EM UM FILHO

 

v.10,12,16,17,18 e 19.

 

No Vers. 16, Paulo diz para Filemom que Onésimo não deveria mais ser tratado como um escravo, mas como um irmão Amado (tanto na carne, como no Senhor).

 

O Evangelho transforma um Escravo do Pecado (A prostituta, o Viciado, o Ladrão, o mentiroso) em um Irmão em Cristo, sem nenhuma diferença um do outro (não importa se Vc pecou pouco ou muito), independente da cor, raça, aparência, grau de instrução ou condição financeira, no Evangelho todos são iguais, todos tem o mesmo valor, todos foram comprados pelo mesmo preço, todos tem o mesmo pai.(Gl.3:28)

 

Interessante, de Filemom, Onésimo era Irmão, mas de Paulo ele era Filho, PORQUE?

 

Porque irmão você cumprimenta, mas pai você ouve!

 

No Vers. 10, Paulo diz: Rogo-te por Meu Filho.

 

Esse era um tipo diferente de filho, não biológico, gerado de uma união com uma mulher, mas da união com o Evangelho de Cristo, Filho Espiritual.

 

Tem duas formas de você ter um Filho Espiritual: Ou gerando ou adotando.

 

Gerado é quando você o ganha para JESUS, e Adotado é quando você vai liderar uma célula e herda algum ou alguns discípulos, e mesmo ele já tendo sido ganho por outra pessoa, foi transferido para o seu cuidado, então agora você é PAI ou MÃE, e não irmão.

 

Existem filhos adotivos que são melhores do que biológicos !

 

Existem filhos Espirituais que cuidam mais dos pais do que os biológicos!

 

Porque Paulo Intercede por Onésimo?

 

Porque nós só cuidamos BEM de Verdade dos filhos (não podemos dizer que é igual o nível de cuidado que temos com um filho comparado ao filho de um vizinho);

 

Na Visão Bíblica todo Líder é um Pai, e todo Discípulo é um Filho que um dia será Pai.

 

No Vers. 12, Paulo diz que Onésimo era o seu coração, é uma das mais lindas declarações de amor de um Discipulador por um Discípulo de toda a Bíblia.

 

Ele nos deixa uma Lição tremenda, pois o Coração é responsável por bombear o sangue para todo o restante do corpo, o Discipulador sem o Discípulo não tem vida.

 

Todo Discípulo é o coração de um Líder, o Discípulo é responsável pela multiplicação e continuidade da Visão de Deus dada ao Líder, sem o discípulo a Visão morre.

 

No Vers. 17, Paulo diz que receber Onésimo é a mesma coisa que recebê-lo, O Discipulado transfere a honra (herança) do Líder (PAI) para os Discípulos (FILHO).

 

No Vers. 18, Paulo diz que assume a conta de Onésimo, todo Pai (Líder) tem que assumir a responsabilidade na criação dos filhos.

 

No Vers. 19, Paulo, o Velho, mostra o tamanho do Amor e do Cuidado que tinha por Onésimo, mesmo ruim das vistas, cansado fisicamente, escreve uma carta do próprio punho;

 

O que ele queria dizer quando dá essa informação (de próprio punho) para Filemom?

 

Ele está demonstrando o imenso valor de Onésimo, que para não deixar nenhuma dúvida de seu valor, tinha escrito de próprio punho.

 

Nos Vers. 7 e 20, Paulo nos mostra que o que reanima o coração do Líder é o crescimento e multiplicação do Discípulo, assim como um pai se alegra com o crescimento do filho, todo líder é a reanimado na batalha da fé, através do crescimento do discípulo.

 

Versículo 21, Ministro esta palavra a você confiando na sua obediência, sabendo que fará mais ainda do que peço, não por Mim, que não mereço nada, mas pelo Senhor que te confiou Vidas.

 

Embora muitas vezes eu não consiga, quero que você saiba que desejo com todas as minhas forças ser um PAI DE AMOR e que nunca vou desistir disso !!!

 

SAIBA QUE VOCÊ É O MEU CORAÇÃO !!!

 

SE VOCÊ NÃO ME DEIXAR, EU VOU COM VOCÊ ATÉ O FIM,

 

Lembre-se: A NOSSA UNIDADE, É MAIS IMPORTANTE DO QUE A NOSSA CONQUISTA!!!

 

 Células da IBE tem tudo a ver com isto.

bottom of page