top of page

Pai, Um instrumento usado por Deus sobre a vida dos filhos

Existem aqueles filhos que não conheceram seu pai ou, se o conheceram, foi pouca a convivência. Hoje me lembrei de um jovem que disse em certa ocasião que mal conheceu seu pai. Ele dizia que só se lembrava de seu pai em duas ocasiões. E estas duas ocasiões lhe deixaram lembranças ruins. 

 

Assim, o dia dos pais, é um dia de lembranças, que podem ser boas ou ruins.

 

Para outros filhos, o dia dos pais, ao invés de ser um dia de comemoração e alegria, pode significar um momento de saudade, pois apesar destas pessoas terem tido um pai que foi bom e muito amado, ele já partiu para a eternidade.

 

Mas, preciso dizer àqueles que sentem saudades, ou tristeza por que não têm boas memórias dos seus pais, que mesmo assim há um sentido especial neste dia dos Pais para cada um de nós:

 

Este é um momento para você lembrar que tem um pai que sempre lhe amou. Apesar das experiências que teve nesta vida, você tem um pai que nunca lhe abandonou.

 

Você tem um pai que tem trabalhado e operado a seu favor mesmo antes do seu nascimento.

 

Este pai é o nosso Deus.

 

João falou sobre esta realidade com as seguintes palavras:

“Aquele que é a Palavra veio para o seu próprio país, mas o seu povo não o recebeu. Porém alguns creram nele e o receberam, e a estes ele deu o direito de se tornarem filhos de Deus. Eles não se tornaram filhos de Deus pelos meios naturais, isto é, não nasceram como nascem os filhos de um pai humano; o próprio Deus é que foi o Pai deles.” – João 1:11-13

 

2.     Nesta ocasião é também importante dizer a cada pai que nós estamos deixando marcas e construindo lembranças em nossos filhos.

Tenho duas filhas, e sei que elas têm muitas lembranças dos momentos importantes de suas vidas.   E como será que minhas filhas se lembrarão de mim? Que tipo de lembranças terão da convivência que tiveram comigo?

 

Tenho consciência que só as minhas filhas é que poderão responder a estas perguntas daqui a alguns anos. Porém, sei que posso me esforçar como pai, para produzir boas lembranças na vida de minhas filhas.

 

3.     Para que sejamos lembrados por nossos filhos como bons pais precisamos ter cuidado com algumas atitudes.

 

Conclusão

 

Como pais assumamos o nosso papel de líder espiritual em nossa família.

 

Nossos filhos ficam realizados em saber que seu pai ama a Deus, anda com Deus e fala sobre Deus.

 

Nunca esqueça seu valor como líder espiritual da família.

Deut 6:6-7 diz: “Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te”.

 

Você disposto para um desafio? Comece a passar tempo com Deus, torne-se num homem de oração, ajude sua família a saber o quanto você ama a Cristo e deseja honrá-lo.

 

Por que não começar hoje?  Esse é um dos maiores presentes que um homem pode dar a sua família.  E, não há dia melhor para começar do que no dia dos pais.

 

Que abençoe a todos os pais desta Igreja, e nos faça ser vencedores na tarefa de conduzir espiritualmente nossas famílias.

Texto Bíblico: “O que ouvimos e aprendemos, o que nos contaram nossos pais, não o encobriremos a seus filhos; contaremos à vindoura geração os louvores do SENHOR, e o seu poder, e as maravilhas que fez.” (Salmos 78:3-4 RA)

 

1.     Introdução

Queremos saudar os pais desta igreja e reconhecer perante Deus o esforço de todos os pais que realmente têm se dedicado a cuidar bem dos seus filhos.

 

Cada filho tem boas ou más lembranças de seu pai.

 

Alguns pais foram bons e amorosos. Outros foram violentos, abusivos ou rudes.

 

bottom of page