top of page

ouro e nem prata possuir, dedique a Cristo o que tiver.

 

Traga a água de conformidade com o pedido dele, e será melhor que o vinho. As dádivas mais comuns podem ser usadas por Cristo para servir seu propósito. Como ele aceitou uns poucos pães e peixes, e alimentou a multidão, também aceitará os seis potes com água de sua parte, e com eles produzirá vinho.

 

2º. Como percebem, eles fizeram o melhor uso do que tinham à disposição; os potes de água estavam vazios, mas eles os encheram.

 

Nosso Senhor hoje não quer ministros de cabeça vazia, nem de coração vazio; portanto, meu irmão, encha os potes com água. Estude bastante, esforce muito, aprenda tudo o que conseguir, e encha os potes com água. "Oh", alguém dirá, "como esses estudos levarão à conversão de pessoas? A conversão é como o vinho, e toda a ciência será como água". É ele que pode santificar o conhecimento humano e torná-lo útil na exposição do conhecimento de Jesus Cristo. Espero já ter passado a época em que alguém sonhou com a utilidade da ignorância e grosseria para o reino de Cristo. O grande Mestre queria que seus seguidores aprendessem tudo o que pudessem chegar a conhecer, e especialmente conhecer a si mesmos e às Escrituras, a fim de poderem apresentá-lo para proclamar seu evangelho. "Encham os potes com água".

 

3º. Em seguida, na aplicação desse princípio, todo ministro de Deus deve fazer bom uso de todos os meios de bênção que Deus determinar. Quais são eles?

 

Primeiro, há a leitura das Escrituras. "Estudem cuidadosamente as Escrituras". Procure entendê-las. Mesmo assim "Encham os potes com água".

 

Enquanto estiver estudando as Escrituras, poderá esperar que o Salvador abençoe sua Palavra, e transforme a água em vinho.

 

Além disso, há o comparecimento nos meios da graça, para escutar a pregação do evangelho na igreja. Cuidem de encher com água o pote.

 

"Mas posso escutar milhares de sermões sem ser salvo". Sei que é assim, mas vocês têm o dever de encher com água esse pote, e quando estiverem escutando o evangelho, Deus o abençoará, visto que "a fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo" (Rm 10.17).

 

Tomem o cuidado de empregar os meios determinados por Deus. Visto que o Senhor determinou a salvação das pessoas mediante a pregação da palavra, oro para que ele suscite pregadores incansáveis, em tempo e fora de tempo, nas casas e ruas. "Mas as pessoas não serão salvas mediante a nossa pregação". Sei disso. A pregação é água: e enquanto pregarmos, Deus a abençoará, e transformará a água em vinho.

 

Distribua livros e folhetos religiosos. "Mas as pessoas não serão salvas pela leitura deles". Muito provavelmente não, mas enquanto os estiverem lendo, Deus pode trazer à lembrança sua verdade e imprimi-la no coração delas. "Encham os potes com água". Espalhem literatura religiosa em todos os lugares. "Encham os potes com água", e o Senhor transformará a água em vinho.

 

Continuem orando! "Encham os potes com água", e em resposta à oração, Jesus a transformará em vinho.

 

Use todos os meios, mas tome o cuidado de usar esses meios com bastante entusiasmo. Voltando àquela parte: "E os encheram até a borda".

 

Quando você aconselhar faça isto muito bem. Encha-as até a borda. Quando pregar não pregue como se estivesse meio acordado, desperte; encha seu ministério até a borda.

 

Quando estiver tentando evangelizar a comunidade, não o tente de modo desanimado, como se não se importasse com a salvação dessas almas, ou não; encha-as até a borda; pregue o evangelho com todas as suas forças, e implore por poder do alto. Encha cada pote até o fim. Tudo o que vale a pena fazer, deve ser bem feito.

 

Além disso, a fim de aplicar esse princípio, tenha a certeza de recordar, depois de ter feito tudo o que puder, a grande deficiência em todos os seus atos.

 

Seria bom  depois da distribuição de folhetos, do ensino na escola dominical e da pregação  ao chegar em casa, colocar-se de joelhos e exclamar: "Senhor, fiz tudo que me mandaste, porém nada foi feito se tu não deres o toque final. Senhor, enchi os potes, e embora pudesse enchê-los somente com água, não deixei de enchê-los até a borda. Senhor, dentro dos limites da minha capacidade, procurei ganhar pessoas para ti. Nenhuma alma pode ser salva, nenhuma criança convertida, nenhuma glória adicionada ao teu nome por minha ações; no entanto, meu Mestre, fala a palavra que opera milagres, e que a água dos potes enrubesça em vinho. Tu o podes fazer, embora eu não possa. Lanço sobre ti esse fardo".

 

E isso me leva à última aplicação do princípio: confie no Senhor para fazer a obra. Vejam bem: existem duas maneiras de encher potes de água.

 

Suponhamos que essas pessoas nunca tivessem recebido a ordem de encher os potes, e que os tivessem enchido sem a mínima referência a Cristo; imaginem que tivesse sido um capricho da própria imaginação, e que tivessem dito: "Essa gente está sem vinho, mas pelo menos podem tomar um bom banho, se quiserem, e por isso encheremos os seis potes com água". Nada de proveito sairia de semelhante procedimento. A água teria ficado parada ali.

 

Mas eu creio: "A água consciente viu seu Deus e enrubesceu", uma expressão deveras poética; mas a água consciente só teria visto os servos, e não teria enrubescido. Teria refletido o rosto deles na superfície brilhante, mas nada mais teria acontecido. Seria necessário que o próprio Jesus Cristo chegasse ali, e então seu poder presente operaria o milagre. Por ter ordenado aos servos encher com água os potes, ele se obrigou (se posso usar semelhante expressão ao Rei totalmente livre) a transformá-la em vinho, pois de outra forma faria seus servos de tolos, e eles poderiam ter objetado: "Para que tu nos deste uma ordem desse tipo?".

 

Se, depois de ter enchido com água os potes, Jesus não operar por meio de você, teríamos feito o que ele nos ordenou; mas se você crer, ele virá obrigatoriamente (ouso dizer) que lhe dá a vitória.

 

Felipe, continuem enchendo os potes com água. Não imagine que fará muita coisa depois de se esforçar ao máximo. Não comece a se congratular pelos sucessos do passado. Tudo deve provir de Cristo; e dele virá mesmo.

 

Conclusão

 

Não se dirijam à reunião de oração dizendo: "Paulo pode plantar e Apolo pode regar, mas" -- e assim por diante. Não é assim que a passagem diz. Pelo contrário: Paulo planta, Apolo rega, mas Deus é quem faz crescer (1Co 3.6). O crescimento é seguramente dado por Deus quando o plantio e a semeadura foram levados corretamente a efeito. Os servos enchem os potes com água; o Mestre a transforma em vinho.

 

Que o Senhor lhe conceda graça para ser obediente às suas ordens, principalmente àquela ordem: "Creia e viva!" para que você encontre com ele na festa de casamento no céu, e beba do vinho novo com ele para todo sempre. Amém.

 

 

 

 

Texto Bíblico: João 2.7

 

Disse Jesus aos serviçais: "Encham os potes com água". E os encheram até a borda.”

 

1º. Em primeiro lugar, o pastor deve usar no serviço de Cristo qualquer capacidade que tiver. Ali estavam os potes de água, seis deles, e Jesus fez uso do que achava à disposição. Havia água no poço, e o Senhor também lançou mão dela. Nosso Senhor está acostumado a lançar mão dos seus fiéis, com qualquer capacidade que porventura tenham, em vez de anjos ou de uma nova classe de seres recém-criados com esse propósito. Ora, se um pastor não possuir cálice de ouro, o Senhor encherá com água o vaso de barro.

 

Caso não haja copinhos de prata lavrados primorosamente, ou a melhor porcelana, não importa; deve encher os vasilhames disponíveis. Se não pode, como Elias, fazer descer fogo do céu, e se não pode operar milagres como os apóstolos, faça o que puder. Se nem 

O MINISTRO DE DEUS - DEPENDE EXCLUSIVAMENTE DE DEUS

bottom of page