top of page

Leve Esperança - Cana quebrada, pavio fumegante.

Isaias 700 anos antes de Cristo

profeta messiânico o que mais profetizou a respeito da vinda, da vida e até da morte do Messias.

 

Viu o intimo da pessoa de Jesus e daquilo que ele viria fazer e resumiu seu caráter e ministério na profecia de Is 42:3 – não esmagara a cana quebrada nem apagara o pavio fumegante.

 

Ficamos imaginando se pode haver algo mais simples, mais frágil do que uma cana quebrada e um pavio fumegante.

 

Mas nós chama atenção o que Jesus falou – não esmagara a cana quebrada nem o pavio fumegante.

 

O que Jesus quis dizer com cana quebrada e pavio fumegante?

 

É claro que ele não estava falando aqui de forma literal, mas sim simbolicamente.

 

Jesus não estava falando de cana nem de pavio mais falava de pessoas.

 

 E é sobre estas pessoas ou tipo de pessoas que quero falar nesta oportunidade.

 

A mensagem de hoje e para que a igreja entenda que a obra missionária tem a ver com as canas quebradas e com os pavios fumegantes.

 

*

 

I  CANA QUEBRADA OU CANIÇO QUEBRADO

 

Algumas versões da bíblia dizem cana quebrada outras versões dizem caniço quebrado ou caniço rachado, mais o que é um caniço quebrado?

 

Cana ou caniço era um talo erguido a beira das águas de um rio ou lago ou represa, uma espécie de bambu.

 

Havia muito destas canas nos rios de Israel, as crianças costumavam sentarem-se as margens destes rios, e ali faziam orifícios nestas canas transformando elas em flautas.

 

Era uma tarefa difícil, porque com muita facilidade o bambu podia se danificar, se ficassem tortas ou estragadas as crianças o esmagavam e jogava fora

 

Uma cana quebrada não servia pra mais nada, não servia para emitir sons musicais, Só pra ser jogada fora esmagada.

 

Uma cana quebrada mesmo que esteja com águas nos seus pés as águas saem pelas suas rachaduras, uma cana quebrada não pode ficar de pé.

 

Há muitas pessoas crentes que o seu estado espiritualmente falando é como uma cana quebrada.

 

Não são pessoas desviadas ou afastadas da igreja, não! Os seus pés ainda estão sobre as águas, eles ainda estão na igreja, mas estão quebrados, são caniços quebrados

 

Foram quebrados por palavras duras.

 

Foram quebrados pela ira de alguém.

 

Pela traição de companheiros de ministério

 

Foram quebrados pelo fracasso dos seus sonhos dos seus projetos

 

Quem sabe as circunstancias do dia a dia fizeram de você uma cana quebrada.

 

Você não esta caído, mais também não consegue ficar de pé, as águas que estão em seus pés não conseguem te nutrir porque elas saem pelas rachaduras.

 

Você ouve uma pregação, um testemunho, um louvor, mas parece que não nada disto consegue alimentar sua alma, você está quebrado.

 

Mas eu tenho uma boa notícia para você! Jesus não esmaga a cana quebrada.

 

Lembre-se de Pedro, ele era uma cana quebrada, seguiu Jesus por 3/6 anos viu seus milagres, comeu com ele, ouviu seus ensinamentos, ouviu Jesus dizer várias vezes que seria traído preso, crucificado, mas ressuscitaria ao 3°dia.

 

Pedro chegou a dizer que se ele estivesse junto ninguém colocaria mão em Jesus.

 

Mais o fato é que quando Jesus foi preso, Pedro negou Jesus 3 vezes, agora envergonhado voltou para sua antiga profissão de pescador, Pedro estava envergonhado, com medo, angustiado, deprimido como uma cana quebrada.

 

Mas Jesus não esmaga a cana quebrada.

 

Ao ressuscitar ele vai ao encontro de Pedro para curar seu coração, leia: “Quando as mulheres o viram ressuscitado ele mandou anunciar aos discípulos e a Pedro Mc 16:7 depois ele mesmo foi ao encontro dele! Jo 21:15-17

 

Ex: Lembre-se dos 2 discípulos no caminhos de Emaús, contrariados, decepcionados, quebrados pois haviam deixado tudo pra seguir Jesus e agora ele estava morto.

 

Mais Jesus não esmaga a cana quebrada ele vai até ao encontro deles e muda coração daqueles homens Lc 24:13-34

 

Veja só o que diz a Bíblia: - “a perdida ligarei e desgarrada tornarei a trazei e quebrada eu ligarei...” Ez 34:16

 - “Perto está o Senhor dos que tem o coração quebrantado” Sl 34:18

 

Ilustração:

 

Essa história foi contada pelo Pr. João Marcos, diretor executivo de Missões Mundiais acerca do trabalho missionário no Irã, para onde os batistas brasileiros enviam 50 mil Novos Testamentos por ano, cooperando com outros países que no total distribuem 300 mil Novos Testamentos.

Uma mulher iraniana era muito religiosa, muito fiel ao Islamismo. Ela lia, estudava os livros e um dia ela olhando para o céu e levantando as suas mãos disse: Mas Alá, são só regras, só regras?

Um dia perguntaram a ela: Você conhece um livro chamado Novo Testamento? Ela disse que não e a partir dali começou a procurar com afinco até que encontrou um exemplar. Começou a le-lo e a conhecer Deus por meio da vida de Jesus Cristo. Até que ela chegou no texto: Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. Mateus 11:28-30

E ela disse: eu e entrego meu fardo, minha vida. Eu quero Jesus na minha vida. E ela disse que sentiu uma paz, uma alegria enchendo a sua vida. A partir dali ela passou a falar de Jesus, a juntar pessoas e logo estava formada uma igreja. Foi então que a polícia religiosa a chamou. Ela perguntou: Você é cristã? Ela disse: não sei. Você lê a Bíblia? Sim. Então você é cristã. Católica ou Evangélica? Não sei! Eu creio só na Bíblia. Então você é evangélica. Você é missionária? O que é missionária? Missionária é quem fala desse Jesus. Então eu sou missionária.

Então mandaram ela embora e pediram para ela não falar mais de Jesus. Ela mudou de cidade e lá começou a falar de Jesus de novo e logo estava formada uma igreja. Quando a polícia religiosa chegava, ela ia para outra cidade e assim foi organizando várias igrejas. Até que ela sentiu que Deus a estava mandando para Teerã e lhe disse que lá ela seria presa. Ela foi, fundou a igreja e foi presa. Ficou cinco anos presa, mas na prisão organizou uma igreja e até a carcereira foi salva.

 

 

 

II PAVIO FUMEGANTE

 

O que é um pavio fumegante? É o pavio de uma lâmpada que ainda fumega.

 

Quem já morou na roça sabe muito bem o que é um pavio, isto era muito usado no passado as lamparinas tinham um pavio que era aceso com querosene.

 

Um pavio fumegante não está mais aceso, não existe mais fogo nele mais ainda está fumegando.

 

Na antiguidade como não havia ainda luz elétrica e as casas em Israel eram iluminadas por pequenas candeias de azeite.

 

Um pavio feito de linho flutuava no azeite, clareando a casa, terminando o azeite o mau cheiro do linho ardente se tornava desagradável e dona de casa o jogava fora.

 

Elas sempre tinham uma caixa cheia de pavios para ser aceso por isso um só que fosse descartado não faria falta, mas Isaias profetizou acerca de Jesus dizendo que ele não apagara o pavio que fumega em outra versão a torcida que fumega, mas que torcida é esta que o profeta está falando? Claro que não é a torcida do flamengo, não!

 

Torcida aqui é um pavio, era uma tira de linho retorcida, colocada na candeia de azeite, essa torcida umedecida pelo azeite tornava-se um pavio.

 

E na medida em que ia se queimando o azeite a chama ia diminuindo e, cada vez mais, e no final ela fumegava muito, ou seja, soltava muita fumaça neste momento era a hora de apagar o pavio e trocar a torcida, mas o texto diz que Jesus não apaga a torcida, o pavio que fumega ao invés de apagar ele reacende.

 

Deus não desfaz do que ainda é, ele não desiste do que ainda é.

 

A cana quebrada ainda é cana, está quebrada mais ainda é cana. O pavio fumegante ainda é pavio, está fumegando mais ainda é pavio.

 

Enquanto todos esmagam a cana quebrada, Jesus a liga novamente.

Enquanto todos apagam o pavio fumegante e troca, Jesus reacende aproveita novamente.

 

A justiça de Deus tem a ver com a própria misericórdia de Deus e não é como o azeite que acaba. A misericórdia de Deus dura para todo sempre.

 

Ainda que você pareça uma torcida, que só produz fumaça e deve ser trocada, Deus NÃO quer esmagar você, nem apagar você, porque você ainda é cana, você ainda é um pavio.

 

Nas mãos de Deus tudo se renova, a cana quebrada se ergue novamente, e o pavio fumegante volta a dar luz, exemplos:

 

Jonas  Deus o manda pregar em Nínive, mas ele embarca em um navio para Tarsis e foge.

 

Jonas aqui é um autêntico pavio fumegante, que ele é um pavio ninguém pode negar, mas esta fumegante, fugindo da vontade de Deus.

 

Deus poderia muito bem ter chamado outro profeta, enviado outra pessoa e deixar de lado o profeta Jonas, mas ele não apaga o pavio que fumega

 

Deus manda uma tempestade e Jonas e lançado no mar e engolido por um grande peixe.

 

Lá dentro da barriga do peixe Jonas reconhece seu erro e ora a Deus

Jonas clama: “ ... na minha angustia, clamei ao Senhor e ele me respondeu; do ventre do inferno gritei, e tu ouvistes a minha voz.”

 

“Porque tu me lançaste no profundo, no coração dos mares, e a corrente me cercou; todas as tuas ondas e as tuas vagas têm passado por cima de mim”.

 

 “E eu disse: Lançado estou de diante dos teus olhos. Todavia, tornarei a ver o templo da tua santidade”. Jn 2.2-4

 

Quando ele diz que tornara a ver o templo da santidade é uma demonstração que ele era um pavio que ainda estava fumegando, ainda havia fumaça.

 

Deus manda o peixe vomitar na terra e dá uma segunda oportunidade para ele fazer sua vontade, Ele não apaga o pavio que fumega, se tem fumaça ele assopra pra reacender novamente.

 

Ex: Elias era o herói de Deus em Israel, desafio o rei Acabe e sua perversa mulher Jezabel, venceu os 400 profetas de Baal no monte Carmelo, orava para não chover e não chovia, orava para chover e chovia, até fogo caia do céu com a oração de Elias.

 

Mas quando Jezabel ameaçou matá-lo, Elias tremeu de medo e fugiu se tornou um pavio fumegante

 

Debaixo de um zimbro Elias pede a Deus a morte, ele era um pavio, mas estava fumegando, só sobrou no ministério de Elias fumaça.

 

Mas Deus não apaga o pavio que fumega debaixo do zimbro ele envia o anjo com pão e água para o profeta.

 

E quando ele entra na caverna Deus mesmo vai lá para retirar o profeta e reacender nele a chama que estava apagando.

 

Quando ele disse que só havia sobrado ele como profeta, Deus disse que ainda tinha 7 mil reservado fieis a Deus, quando nele quis parar ele manda ele voltar pelo caminho por onde veio e ungir homens para realizar a sua vontade 1 Rs 19: 1-18

 

Ele não apaga o pavio que fumega!

 

Ilustração: Moça na Ucrânia.

 

Quem sabe hoje você se sente um pavio fumegante.

 

No passado você era um crente de oração, hoje você não ora mais.

 

No passado você era um profeta de Deus, hoje você não profetiza mais.

 

Você lia a Bíblia, hoje você não lê mais, não sente mais a presença de Deus na sua vida, você é um pavio fumegando, só tem fumaça, só tem aparência.

 

Alguém talvez já está profetizando que você está apagado, estão até querendo te trocar, como se troca a torcida de uma lamparina.

 

Mas Deus te diz hoje que ele não apaga o pavio fumegante, se você crer hoje ele vai assoprar na sua vida e te acender novamente.

 

Paulo disse: “...desperta tu que dormes levanta de dentre os mortos e Cristo te esclarecerá” Ef 5:14

 

Pavio fumegante deixa o Espírito de Deus assoprar na sua vida nesta hora e chama da gloria de Deus se acender no seu coração novamente

 

Conclusão:

 

Deus não desiste de você! Muitas vezes nos dizemos de nós e dos ouros: - não tem mais jeito! É caso perdido! Este irmão é uma cana quebrada, só resta esmagá-lo

 

Este irmão é um pavio fumegante só resta apagá-lo ou trocar por outro.

 

Mas Deus não age assim! Jesus não faz assim! Porque sua misericórdia dura para sempre.

 

Ele não esmaga a cana quebrada nem apaga o pavio que fumega, ao contrário.

 

Ele restaura, ele recompõe, ele torna a fazer. Não foi assim com a maioria de nós?

 

 Quantos de nos no passado alguém olhou para nós e disse não tem jeito1 não tem conserto! Não presta! Não vale nada!

 

 E hoje? Somos novas criaturas, gente recuperada, gente nova, gente refeita, gente recriada na graça de Cristo Jesus.

 

 Ei! quem sabe em alguns momentos da sua vida você tem a impressão que de você só sai fumaça, que você não pode mais ficar de pé porque é uma cana quebrada, saiba que Jesus quer fazer muito ainda através de você.

 

 Ei! ele descarta você, antes ele te renova, no mundo o tempo passa e as coisas envelhecem,acabam, a cana se quebra, o pavio fica fumegante.

 

 Mas nas mãos de Deus coisas se renovam, Isaias disse: os jovens se cansarão e se fatigarão, e os jovens certamente cairão.

 

 Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças e subirão com asas como águias, correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão Is 40:30-31

 

 Ei este é o caráter do ministério de Jesus ele não esmaga a cana quebrada e nem apaga o pavio que fumega.

 

Nesta oportunidade deixe ele te reacender volte a brilhar como pavio aceso, volte a balançar como uma cana inteira as margens das águas,

 

Texto Bíblico: IS 42: 3 MT. 12:20

“Não quebrará o caniço rachado,
e não apagará o pavio fumegante.
Com fidelidade fará justiça;”

“Não esmagará a cana quebrada,e não apagará o morrão que fumega,até que faça triunfar o juízo.”

 

Introdução:

Uma das coisas que mais me admira em Jesus, é como ele consegue em poucas palavras dizer muita coisa.

 E ás vezes nós com muitas palavras não conseguimos dizer nada.

 

bottom of page