top of page

por aqueles que o temem dura para sempre. A sua bondade permanece, passando de pais a filhos, 18para aqueles que guardam a sua aliança e obedecem fielmente aos seus mandamentos e os seus feitos poderosos.”

 

"Ele se lembra que somos pó"  (Salmo 103:14).

 

Você imaginou o que Deus realmente pensa sobre você?

 

Às vezes não queremos orar ou ler a Bíblia ou pensar sobre Deus, porque quando olhamos no espelho, nós sentimos como dizendo, "você é uma grande decepção" ou "Você deveria estar muito melhor agora."

 

Já todos nós nos sentimos assim de vez em quando. Tem sido uma semana difícil, ou um mês ruim, e agora estamos perto do fim do que parece ser um ano perdido.

 

Provavelmente não precisará gastar algum tempo para convencê-lo que você é um pecador. Você provavelmente sabe a verdade sobre si mesmo muito bem. Mas é do outro lado que precisamos falar. Não sabemos muito bem sobre coração de Deus.

 

Isso é onde Salmo 103 pode nos ajudar tremendamente.

 

Sete verdades libertadoras sobre o coração de Deus.

 

1. Ele gosta de ajudar os necessitados.

O Senhor Deus julga a favor dos oprimidos

e garante os seus direitos.7Ele revelou os seus planos a Moisés e deixou que o povo de Israel visse os seus feitos poderosos

 

O "oprimido" é aquela pessoa fraca diante do forte.

Deus toma o partido pelos fracos. Nosso Deus mantém seus olhos sobre os indefesos, e quando outros vem para machucá-los, ele se move para equilibrar a balança da justiça. Nas palavras de Martin Luther King, Jr., "o braço do universo é longo, mas dobra em direção a justiça."

 

Existem dias e horários, quando isso é difícil de acreditar. Mas esta verdade permanece como uma rocha sólida para o crente.

 

Se toda a história é um livro, ainda não atingimos o capítulo final ainda. Estamos em algum lugar perto do fim, mas não temos certeza do quão longe estamos. Mas sabemos que Deus vai trazer tudo à tona, e ele vai julgar com imparcialidade.

 

Naquele dia, não haverá como se esconder, não haverá  desculpas, sem subornos e nenhuma maneira de escapar.

 

Deus vão trazer tudo à tona, e ele vai julgar com imparcialidade.

 

Todos aqueles que trabalham para um mundo melhor e uma sociedade mais justa e aqueles que estendem suas mãos – precisam acreditar nisto ou não poderão continuar.

 

2. ele mostra misericórdia para aqueles que não a merecem.

 

"O senhor é compassivo e gracioso, lento para a ira, e abundante em amor" (v. 8).

 

Veja os quatro grandes atributos de Deus neste versículo:

 

1)  o senhor é compassivo-ele nos perdoa.

2) O senhor é gracioso-ele nos dá o que não merecemos.

3) O senhor é lento para a ira-ele é paciente conosco quando nós caímos.

4) O senhor é abundante em amor-ele nos ama mais do que podemos imaginar.

 

Não há melhor pesca como pescar no mar.

Não há melhor comida como comer na mesa do rei.

Não há amor como o amor de Deus.

 

Quando ele salva, ele salva completamente.

Quando ele perdoa, ele perdoa todos os meus pecados.

Quando ele liberta, somos livres para sempre.

 

Deus é "abundante em misericórdia."

 

3. ele tempera sua ira.

 

9Ele não vive nos repreendendo, e a sua ira não dura para sempre.10O Senhor não nos castiga como merecemos, nem nos paga de acordo com os nossos pecados e maldades (VV. 9 - 10).

 

Já conheceu alguém que gosta de discutir? Todos sabemos que as pessoas que gostam de manter uma discussão é porque são pessoas zangadas.

 

Deus não é assim. Ele está disposto a acabar com a discussão e receber-nos de volta para casa. Às vezes o problema é que nós queremos continuar lutando com ele.

 

Ele está mais disposto a perdoar do que do que nós mesmos estamos.

 

Quando nos esquecemos de orar, ele se lembra de nos alimentar.

 

Quando esquecemos de agradecer, ele envia-nos sono repousante.

 

Quando estamos em pecado, ele envia seu Espírito Santo nos condenar.

 

Quando nos recusamos a dar, ele continua a dar ainda.

 

Quando caímos, ele eleva-nos.

 

Quando decepcionamos a ele, a nós mesmos e aos outros, ele ainda nos chama de seus filhos.

 

Deus mesmo abençoa aqueles que não acreditam nele.

 

4. ele perdoa todos os nossos pecados.

 

"Para tão alto como os céus são acima da terra, tão grande é seu amor por aqueles que o temem; Quanto ao leste do oeste, até agora ele retirou nossas transgressões" (VV. 11-12).

 

Considere a grandeza do amor de Deus.

 

Primeiro, nós vivemos em um pequeno canto do universo, e em segundo lugar, o universo é vasto, além da nossa compreensão. Mas o amor de Deus é maior, mais vasto, maior, mais profundo, mais amplo, e suas dimensões maiores do que o próprio universo.

 

Meus pecados em Deus  nunca poderão voltar para me assombrar novamente.

 

É a magnitude do amor de Deus. Aqui está a grande boa notícia para todos os pecadores do mundo.

 

Quando Deus perdoa, ele remove nossos pecados, ele levanta-los, ele os leva para fora e mete-os tão longe, longe de nós que nunca encontraremos ainda que procuremos por mil anos. Eles somem para sempre.

 

Até mesmo Satanás não podem trazê-los de volta.

 

Estou contente por termos um Deus assim porque é exatamente o tipo de Deus que precisamos.

 

5. ele entende a nossa fraqueza.

 

"Como um pai tem compaixão por seus filhos, assim o senhor tem compaixão por aqueles que o temem" (v. 13).

 

Nunca entendi esse versículo... até que eu tive minhas filhas. Quando nossas filhas eram muito crianças e teriam dificuldade em adormecer, e quando a pastora Zenilda estava cansada e precisava dormir, eu levava as meninas nos meus braços. Às vezes ia cantando para elas. Até elas adormecerem em meus braços.

 

Servimos a um Deus pai, que conhece a nossa fraqueza e nos ama de qualquer maneira.

 

Deus o grande médico sabe nossa fraqueza e entende nossos medos. E quando não podemos continuar, ele nos carrega em suas costas.

 

6. ele lembra que somos pó.

 

"Pois ele sabe como nós são formados, ele lembra que somos pó. Quanto ao homem, seus dias são como a erva, ele floresce como uma flor do campo; o vento sopra sobre ele e ele se foi, e seu lugar lembra-se não mais" (VV. 14-16).

 

Folhas verdes de ontem logo ficam marrons. É uma lei inexorável da natureza que as folhas verdes da primavera acabam em uma pilha em nosso gramado.

 

Nossa esperança está no Deus eterno!

 

7. ele nos liga com a eternidade, ligando-nos com ele mesmo.

 

 17Mas o amor de Deus, o Senhor, por aqueles que o temem dura para sempre. A sua bondade permanece, passando de pais a filhos, 18para aqueles que guardam a sua aliança e obedecem fielmente aos seus mandamentos e os seus feitos poderosos.” (VV. 17-18).

 

Nossa esperança está no Deus eterno!

 

Não há nada que possamos fazer nossa fragilidade.

 

Viemos da mão do nosso criador carimbado, "Frágil: Manuseie com cuidado."

 

Nós somos como os diabos de poeira que sopram através do deserto. Vamos fazer uma grande cena e então de repente nós  desaparecemos.

 

Nada pode mudar o que somos. Vitaminas e exercícios e vida saudável podem retardar o processo. Pensamento positivo pode melhorar nosso humor. Mas para todos nós, o fim é o mesmo:

 

Das cinzas às cinzas,

Do Pó ao pó.

 

Salmo 103 oferece-nos uma terra forte de conforto que nos levanta acima da natureza transitória da vida. É o "mas" do versículo 17, o abençoado "mas" isso muda tudo. Essa palavra oferece um contraste eterno entre

 

A flor de desvanecimento e o Deus eterno,

Nossa mortalidade e eternidade de Deus.

 

Essa palavra-que pouco "mas"- é a demarcação entre esta vida e a próxima. Aqui está nossa esperança real de vida que nunca acaba.

 

Alguém disse que a vida sem Cristo é um fim sem esperança, mas a vida com Cristo é uma esperança sem fim.

 

CONCLUSÃO

 

Uma criança se perdeu na cidade. O policial apontou para a Cruz e disse, "Você vive em qualquer lugar perto daquele lugar?" A criança disse imediatamente: "Sim, senhor. Leve-me para a Cruz e pode encontrar o caminho para casa".

 

Vá para a Cruz e você vai encontrar com Deus.

 

Tudo o que acreditamos, tudo o que temos, tudo o que esperamos é encontrado na Cruz de Cristo. Ir para a Cruz é encontrar nosso caminho para casa de Deus.

 

Você é fraco? Eu também sou.

Você está carente? Eu também estou.

Você é culpado? Eu também sou.

Você é frágil? Eu também sou.

Você é como pó? Eu também sou.

 

E Deus diz para nós, seus filhos fracos, necessitados, culpados, frágil, empoeirados, "Eu te conheço, e eu te amo mesmo assim. Venha a mim. Descansar em mim.

 

A misericórdia de Deus em Cristo é mais que suficiente para todos nós. Amém.

 

 

Texto Bíblico: Salmo: 103:6-18

 

“O Senhor Deus julga a favor dos oprimidos

e garante os seus direitos.7Ele revelou os seus planos a Moisés e deixou que o povo de Israel visse os seus feitos poderosos.8 Senhor é bondoso

e misericordioso, não fica irado facilmente e é muito amoroso. 9Ele não vive nos repreendendo, e a sua ira não dura para sempre.10O Senhor não nos castiga como merecemos, nem nos paga de acordo com os nossos pecados e maldades. 11Assim como é grande a distância entre o céu e a terra, assim é grande o seu amor por aqueles que o temem. 12Quanto o Oriente está longe do Ocidente, assim ele afasta de nós os nossos pecados. 13Como um pai trata com bondade os seus filhos, assim o Senhor é bondoso para aqueles que o temem. 14Pois ele sabe como somos feitos; lembra que somos pó. 15A nossa vida é como a grama; cresce e floresce como a flor do campo. 16Aí o vento sopra, a flor desaparece, e nunca mais ninguém a vê. 17Mas o amor de Deus, o Senhor, 

O QUE DEUS SE LEMBRA QUE NÓS ESQUECEMOS?

bottom of page