Como as necessidades espirituais da pessoa não podem ser examinadas em laboratório, a causa da insatisfação frequentemente passa despercebida.
Mas deste a decisão de Adão e Eva cada pessoa sofre de deficiência espiritual e precisa de cura.
Por isso a pessoa que sente esta deficiência procurará, evidentemente, uma maneira de repor sua necessidade.
Uma pessoa pode tentar ganhar mais dinheiro; outra procurará a aprovação dos outros; uma outra se voltará para a comida; e outras ainda para o álcool, tranquilizantes ou drogas.
Nenhum desses é o nutriente específico que a alma precisa, e, portanto estas válvulas de escape não podem dar mais que um alívio temporário.
Seja na comida, dinheiro, honras, álcool, drogas ou qualquer outra maneira que a pessoa busque alívio, a volta da insatisfação resultará numa recorrência a esta maneira de se aliviar.
Jamais pode haver qualquer satisfação duradoura porque nenhum deles fornece o nutriente espiritual que está faltando.
A síndrome da deficiência espiritual não pode ser aliviada por nenhum desses, da mesma forma que as vitaminas A, B, D e E não podem curar a deficiência de vitamina C.
Só há uma maneira de curarmos a nossa deficiência espiritual:
O enchimento de Deus, o Espírito Santo é o ministério operacional do Espírito Santo para o fortalecimento e capacitação do crente.
Através do preenchimento do Espírito somos capacitados e habilitados para executar a vida espiritual único do crente.
1 Coríntios 2:13, "As quais também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas em ensinadas pelo Espírito, combinando pensamentos espirituais com palavras espirituais."
O principal verso sobre a plenitude do Espírito Santo para a Igreja é Ef 5:18.
Ef 5:18, "E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito."
Em Atos 15:52 temos um dos primeiros episódios da Igreja onde os discípulos vão ser cheios do Espírito Santo: "E os discípulos estavam continuamente cheios de alegria e do Espírito Santo."
O "enchimento" do Espírito Santo é distinto nas Escrituras da habitação do Espírito Santo.
Para funcionar em santidade, como Deus é santo, devemos ter o enchimento do Espírito Santo. A palavra grega para "cheio" é a forma atual, passiva, imperativa do verbo grego que é um comando para "continuar a ser preenchido." Temos três significados.
1º. Para preencher uma deficiência. O Espírito Santo enche nossa deficiência de poder para executar a vida espiritual. Estamos deficientes e o Espírito opera em nós para encher nossa alma com a Palavra de Deus.
2º. Totalmente possuído. O crente deve ser totalmente possuído pelo Espírito Santo para executar o Plano de Deus. Este tipo de posse não nos faz perder o nosso controle de nossos pensamento e faculdades, mas significa ser totalmente ocupado por ele, de sua santidade e justiça. Ou seja, não podemos ter um pé no pecado e um na santidade. Devemos funcionar 100% em santidade para executar o plano de Deus para nossas vidas.
3º. Total influência. O crente é totalmente influenciado pelo ministério de ensino do Espírito Santo pela Palavra de Deus para que ele possa ser capacitado para receber bênçãos.
Dessas definições, a influência é o que quero mostrar mais claramente pela sua importante na medida em que permitimos que Ele influenciar nossos pensamentos e ações, por meio da Palavra de Deus residente dentro da nossa alma.
Isso significa ter comunhão ou relacionamento com o Espírito Santo em sua caminhada diária.
O crente é cheio do Espírito Santo, quando ocorrem duas condições sinônimas
-
o Espírito Santo influencia a alma do crente,
-
e o crente reside no Plano de Deus. O enchimento do Espírito é um absoluto, o que significa que o crente é tanto permitir-se ser totalmente influenciado pelo Espírito ou eles estão sendo totalmente influenciada pela velha natureza e sistema cósmico de Satanás. É o único meio de ter comunhão com Deus, João 4: 23-24: ". "
Compare com:
I Coríntios 2:13, "As quais também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas em ensinadas pelo Espírito, combinando espirituais com as espirituais."
Ser cheio do Espírito é o único meio pelo qual o Espírito Santo produz a natureza semelhante à de Cristo no crente. Na verdade, é o único meio pelo qual o crente pode executar o plano de Deus.
A espiritualidade é o resultado do enchimento do Espírito Santo.
Quando o crente está cheio do Espírito Santo ele pode produzir o que a Bíblia chama de "O fruto do Espírito" em Gálatas 5: 22, que também chamamos, "Divina produção", que traz a máxima glorificação a Deus.
Gl 5, 22-25: "Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, gentileza, autocontrole; contra estas coisas não há lei. Agora aqueles que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito."
O enchimento do Espírito Santo é o resultado da aplicação na fé que a Palavra de Deus nos diz em 1 João 1: 5-10.
Lá, o crente é ensinado a confessar seus pecados conhecidos pelo Deus, o Pai. Isso significa que, primeiro, deve reconhecer que pecamos ou ofendido a Deus de alguma forma de acordo com a Sua Palavra, e em seguida, confessarmos os pecados a Deus, o Pai, em nome do Senhor Jesus Cristo.
Esta não é apenas uma ação ritualística que tomamos, mas uma mudança de mente / coração sobre o fato de que estávamos operando em pecado, reconhecendo com humildade que estávamos errados, e depois aproximando-se do trono da graça com confiança, Hb 4:16, nomeando aqueles pecados a Deus Pai.
Hebreus 4:16, "Portanto, aproximemo-nos com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça para socorro em ocasião oportuna."
Conclusão:
Cada crente tem uma série de quatro mandatos em relação ao Espírito Santo, dois positivos, dois negativos:
"Enchei-vos do Espírito Santo", Ef 5:18.
"Andar por meio do Espírito Santo," Gal 5:16.
"Não entristecer o Espírito Santo", Ef 4:30.
"Não deixar o Espírito Santo operar a sua vontade em nós", 1 Ts 5:19.
Para a nossa deficiência espiritual só há um remédio: O Espírito Santo em nós.
Texto Bíblico:
Na Medicina, estamos familiarizados com diversas "síndromes de deficiência" - i.e., problemas que ocorrem quando há carência de alguns nutrientes do corpo. Cada síndrome tem sintomas específicos.
Por exemplo, a deficiência de vitamina C causa ferimentos e sangramento nas gengivas. A falta de vitamina D pode provocar crescimento ósseo deficiente. Cada síndrome pode ser corrigida somente se o nutriente específico que falta é fornecido.
A deficiência de vitamina C não será curada por doses cavalares de vitaminas A, B, D e E.
Os sintomas persistirão até que a vitamina C que falta seja fornecida.
Série a Árvore do Bem e do Mal - Parte V
DEFICIENCIA