top of page

VIVENDO EM HARMONIA COM O OUTRO

Texto Bíblico: Hebreus 12:14 – “Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor”.

 

Permita-me começar com o que pode aparecer para você como algo estranho, uma pergunta interessante:

 

"Como você reagiria se eu sugerisse que devêssemos remover alguns dos dez mandamentos?"

 

Você concordaria e se concordasse quais deveriam se removidos?

 

Permita-me sugerir algumas possibilidades.

Vamos ver...

 

O quarto mandamento (sábado), talvez?

 

Que tal retirar o sétimo mandamento sobre o adultério?

 

Outro que poderia conseguir alguns votos para a remoção poderia ser o oitavo mandamento: “não roubarás”.

 

Lembrem-se, os mandamentos de Deus não foram votados em uma Assembléia no Monte Sinai.

 

As regras de Deus para o cristão vivenciá-las não foram baseadas na opinião da maioria.

 

As regras de Deus foram dadas de forma absoluta pelo próprio Deus, por isso quer gostemos ou não, não podemos tirar um sequer mandamento.

O mesmo acontece com o comando Divino sobre

"viver em harmonia com o outro". Não é uma sugestão removível!

 

A Bíblia tem vários outros "outros" mandamentos para a nossa vida diária. Estes incluem: "incentivar, admoestar e aceitar um ao outro" e vários outros.

 

"Viver em harmonia com o outro." É uma coisa boa para ser lembrada regularmente em nossas casas, em nosso local de trabalho, entre nossos relacionamentos de amizade e em nossas igrejas.

 

Devemos perceber que apesar de sermos todos diferentes, seja em cor de pele ou idade, situação financeira ou o trabalho que fazemos, todos possuem uma relação especial com Deus e com o outro.

 

A igreja é chamada para manter a paz, a harmonia por Deus, para ter uma relação vertical e uma horizontal em seus relacionamentos com aqueles diferentes.

 

Devemos ardentemente experimentar e demonstrar o desejo de Cristo para a harmonia.

 

A Igreja como o corpo de Jesus é querida por ele mesmo.

 

É o que ele prometeu construir quando ouvimos em Mateus 16, "Edificarei a minha igreja."

 

Jesus se preocupa profundamente com sua igreja e o que ela faz!

 

Ele tem preocupado como nos relacionamos com o outro!

 

Ele não vai tolerar alguém mexendo com seu corpo — a Igreja!

 

Somos chamados para ser Santo, separados, selados pelo batismo. Estamos em um relacionamento especial, e isso significa um modo de vida que demonstra o desenho de Cristo para a sua igreja.

 

Paulo advertiu a igreja de Coríntios porque ela era uma igreja que não tinha nenhuma harmonia! Não havia nenhum trabalhando em conjunto!

 

Ele advertiu-os quanto a existência de divisões.

 

Em nome do Senhor Jesus, ele apelou para que mudassem! Eles precisavam de acordo e precisavam trabalhar juntos.

 

A ordem de Deus quanto a harmonia não é uma opção! A Igreja não tem a opção de facções, dissensões ou divisões.

 

Unidade e amor são os sinais da presença de Cristo.

 

Harmonia é uma indicação de certeza de sua bênção. É um sinal para a Comunidade em que estamos "em Cristo."

 

Não podemos perder isso de vista!

 

Na igreja de Coríntios os membros estavam se com líderes diferentes. Alguns alinharam com Apolo, outros com Cefas, outros ainda com Paulo ou ainda com Cristo.

 

A Igreja de Cristo enfrenta essa possibilidade, a qualquer momento. Quando esquecemos o que é que nos une, estamos inclinados a se concentrar em fontes externas, tais como pele ou diferenças econômicas ou até mesmo em nossas preferencias e certezas.

 

Quando esquecemos que nossa União é nossa fidelidade e compromisso com Jesus Cristo, nós poderemos dirigir em diferentes direções rapidamente.

 

Mas, nossa unidade não é baseada em gostar das mesmas músicas ou preferir um estilo de se vestir.

 

Não é baseado em ter a mesma linguagem ou preferência em automóveis. Temos que deixar claro: nossa unidade, nossa unidade é em Cristo! Nele sozinho!

 

Caso contrário fazemos a Igreja de Cristo um terrível desserviço!

 

Nossa União e nosso desejo de harmonia devem basear-se na nossa fidelidade e obediência a Jesus Cristo.

 

Harmonia significa um trabalho em conjunto com o foco em Cristo. Nós somos a sua igreja! Corpo dele!

 

Trabalhando juntos significa manter o foco no objetivo que Cristo tem pela sua igreja.

 

Parece bastante convincente que a maioria das divisões na igreja acontecem por egos inflamados.

 

Os membros da Igreja querem seu próprio caminho, suas próprias preferências, seus caprichos pessoais.

 

Precisamos ter certeza de que nós honramos a beleza da diversidade, as diferenças sem ter divisões.

 

Precisamos saber o que é o essencial e o que não é.

 

Robert Meldenius declarou simplesmente e claramente há anos: "em coisas necessárias — unidade. Em não-essenciais — tolerância mútua. Em todas as coisas — amor. " Não consigo imaginar alguém discordando.

 

A beleza da Igreja de Cristo está na harmonia dos sons que vêm juntos, como os de uma orquestra. Cada um contribui com a sua parte para a música fazendo o todo.

 

Deus ordena unidade e harmonia. Escritura passa grande parte do tempo sobre o assunto.

 

É tudo sobre Jesus Cristo que substitui qualquer cor de pele, preferências musicais, escolhas de roupas e muito mais.

 

Ele fala sobre nossa atratividade como um corpo de Cristo.

 

Amor gera amor e o nosso amor é uma força magnética de um mundo que deve ser desenhado com o Salvador.

 

As perguntas são estas: "nós temos unidade? Estamos em harmonia com o outro? É a nossa igreja um bom exemplo da harmonia?”

 

Em última análise, precisamos ficar ainda mais pessoal e perguntar, "Eu sou"?

 

 

A palavra de Deus não nos dá uma escolha, não é?

 

Amém!

 

bottom of page